184 formandos do projeto FECOP/UECE colam grau

16 de julho de 2009 - 15:50 #

 

A colação de grau do projeto de “Incentivo à capacitação de recursos humanos para a melhoria do ensino fundamental e médio” financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) desta quinta-feira (16/07), é nos municípios de Arneiroz e Parambu, a 389 km e a 408 km de Fortaleza, respectivamente. O Vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, preside as duas solenidades de colação de grau. Em Arneiroz, são 44 graduandos do curso de Letras e em Parambu, 75 concludentes, sendo 39 do curso de Letras e 36 do curso de Matemática. A solenidade conta com a presença do diretor do Centro de Educação (CED) da UECE, prof. José Nelson Arruda Filho, órgão executor do projeto nessa universidade.

Nessa sexta-feira (17/07), o Vice-reitor prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto preside a solenidade de colação de grau do município de Quiterianópolis, a 414 km de Fortaleza, para 39 graduandos do curso de Letras e 26 do curso de Matemática. Segundo o diretor do CED, prof. José Nelson Arruda Filho, presente em todas as colações dos cursos do FECOP no interior do Estado, a maioria dos formandos já está no mercado de trabalho.

O FECOP está formando as 12 primeiras turmas desse projeto com um total de 384 concludentes que são dos cursos de Letras e Matemática dos municípios de Ocara, Ibaretama, Itatira, Choró, Catarina, Cariús, Arneiroz, Parambu e Quiterianópolis, os quais são vinculados pedagogicamente à Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) da UECE, em Quixadá, a 154 km de Fortaleza e à Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), a 377 km de Fortaleza.

Esse importante projeto educacional do governo do Estado foi iniciado em 2004 e, desde setembro de 2008, tem como coordenador executivo, na UECE, o prof. José Nelson Arruda Filho, diretor do Centro de Educação. Dentre os objetivos do Programa FECOP/UECE estão formar Professores do ensino fundamental e médio nas áreas de Português, Matemática e Ciências, proporcionar aos egressos do ensino médio de escolas públicas acesso à Universidade e promover inclusão social, fomentando ações que irão proporcionar a melhoria na qualidade da educação.

Além das turmas que finalizaram suas atividades, o programa continuará sendo executado pela UECE através da formação de outros 285 alunos dos Cursos de Matemática, Letras, Química e Ciências Biológicas cujas aulas estão acontecendo nos municípios de Morrinhos, Hidrolândia, Tejuçuoca, Itatira, Jaguaretama, Pereiro, Potiretama, Umirim,  Amontada e Cariús.

O Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP foi instituído pela Lei complementar Nº 37, de 26 de novembro de 2003 e regulamentado pelo Decreto Nº 27.379 de 1º de março de 2004. Seus recursos são originados de parcela do produto da arrecadação correspondente ao adicional de dois pontos percentuais na alíquota do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações – ICMS, ou do imposto que vier substituí-lo.

Contato: prof. Nelson Arruda (diretor do CED) 3101-9869/
              3101-9917