Outras produções

CapaDescrição

Dimensão 4) Dinâmica Social - Educação Básica (infantil, fundamental e médio)


Organizadores:


Coordenadora

Área:
Educação básica


Download:
Clique aqui para fazer o download


Sinopse: A presente Nota Técnica (NT) tem por finalidade oferecer subsídios à reflexão sobre Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) no âmbito do processo de elaboração do Plano Pluri-Anual (PPA) 2008 - 2011 e subseqüentes, com o objetivo de contribuir para a estruturação do planejamento territorial no Brasil. Sua elaboração vincula-se ao Projeto ‘Estudo para Subsidiar a Abordagem da Dimensão Territorial do Desenvolvimento Nacional no Plano Plurianual PP 2008 - 2011 e no Planejamento Governamental de Longo Prazo’, contratado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Editora:
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE

Ano:
2006


Qualidade, acesso e gestão na escola: uma visão dos usuários no Ceará


Organizadora



Área:
Educação básica




Editora:
Patricio Millán


Ano:
2000


Sinopse: Os estudos de Avaliação de Beneficiários têm representado um componente importante no processo recente de elaboração de projetos contratados em diferentes países onde o Banco Mundial tem atuado. Com o objetivo de identificar como as diferentes políticas chegam às populações beneficiadas por determinados serviços, assim como as visões que estas formulam sobre os mesmos, tais estudos constituem uma contribuição valiosa ao aprimoramento das iniciativas apoiadas.



Educação Superior no Ceará 1991-2004


Coautora



Área:
Educação superior


ISBN:
85-86260-59-2




Editora:
INEP/MEC


Ano:
2006


Sinopse: A presente coleção faz parte do esforço que o Ministério da Educação, por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vem empreendendo no sentido de democratizar o acesso aos dados coletados ao longo dos anos e estimular o seu uso por parte de pesquisadores, pró-reitores, reitores, dirigentes, secretários de educação, administradores, gestores e estudiosos da educação superior. O estudo está organizado de forma a permitir uma compreensão do comportamento da educação superior, ao longo dos últimos 14 anos, em nove dimensões básicas: instituições, cursos, vagas, candidatos, ingressos, matrículas, concluintes, funções docentes e corpo técnico-administrativo.


Concepções de qualidade e educação superior


Coautora



Área:
Educação superior




Editora:
UNICAMP/FE/GEPES


Ano:
1995


Sinopse: A realização deste seminário de caráter nacional, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino Superior (GEPES/FE/UNICAMP), tendo como propósitos básicos permitir uma ampla troca de experiência sobre avaliação institucional e discutir perspectivas teóricas sobre este tema, foi plenamente justificada na atual conjuntura da política governamental para as universidades brasileiras. É neste contexto que tornamos públicos os trabalhos apresentados neste seminário. O texto de Sofia Lerche Vieira trata de concepções atribuídas à qualidade de acordo com circunstâncias temporais e espaciais, observando que o conceito de “padrão de qualidade” não é estático, mas possui caráter dinâmico. A autora relaciona tais definições com a educação superior, situando, por exemplo, as preocupações com a avaliação institucional e outros indicadores qualitativos.



Relatório Educação Para todos no Brasil 2000-2015


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-60331-53-6




Editora:
Ministério da Educação (MEC)


Ano:
2014


Sinopse: A UNESCO solicitou aos países que produzissem um relatório nacional para apresentar o que se alcançou no período (resultados) e como se alcançou (estratégias), bem como os desafios apresentados para o período pós-2015. O relatório do Brasil ora apresentado consiste em um balanço dos avanços obtidos ao longo dos últimos 15 anos em relação a cada uma das seis metas de Educação para Todos. O documento permite avaliar o caminho seguido pelo país desde 2000, as políticas e os programas implementados e seus principais resultados. Tal relatório servirá de subsídio para a elaboração do relatório da América Latina e os relatórios das diversas regiões do mundo contribuirão para uma avaliação da situação do conjunto de países que participam desse compromisso.



Perfil dos diretores de escolas públicas brasileiras: tendências e aproximações


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-8126-090-7




Editora:
VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional


Ano:
2015


Sinopse: Este artigo pretende somar-se aos esforços em andamento para conhecer melhor os gestores escolares e tem como objetivo identificar as mudanças e permanências no perfil dos diretores de escolas públicas brasileiras, no período compreendido entre 2007 e 2013. O estudo tem como base, informações coletadas pela Prova Brasil/Aneb, mais especificamente por meio dos questionários contextuais aplicados junto a diretores de escolas públicas.



Equality of conditions for access to and permanence in school: Brazil’s response to the Convention and Recommendation against discrimination in Education


Coautora



Área:
Educação básica




Editora:
Ministério da Educação (MEC)


Ano:
2016


Sinopse: Brazil is a State Party to the Convention (and Recommendation) against Discrimination in Education, adopted by the General Conference of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) in 1960. There have been major changes since then. The following report traces Brazil's approach to the question of discrimination in education between 2012 and 2015 in the context of the 9th Consultation undertaken by UNESCO. The report focuses on relevant legislation, government initiatives and progress indicators in the sphere of education in Brazil.



Gestión local y mejora educativa: la colaboración en el contexto estadual en Brasil


Coautora



Área:
Educação básica




Editora:
Banco Interamericano de Desarrollo


Ano:
2022


Sinopse: La nota técnica examina las tensiones que han acompañado la implementación y readecuación del PAES en un escenario de cambios en los ciclos políticos. Por último, se destacan las oportunidades de mejora que posee el PAES, destacando dos claves: 1) Profundizar su vinculación en la gobernanza política y programática del estado, buscando acentuar la responsabilización y rendición de cuentas. 2) Robustecer el rol y atribuciones de los niveles regionales del estado en el apoyo, monitoreo y seguimiento del PAES en la estructura municipal.



Experiências na formação de professores


Organizadora



Área:
Educação básica





Editora:
Banco Mundial


Ano:
1999


Sinopse: Com o objetivo de contribuir na busca de soluções para o desafio docente, o Banco Mundial iniciou um estudo sobre Desenvolvimento e Incentivos aos Professores. Com o propósito de examinar algumas experiências na área de formação de professores, o Banco contratou o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC que, sob a coordenação de Lúcia Dellagnelo, iniciou uma pesquisa nos Estados de São Paulo e Ceará. O estudo aqui apresentado é uma parte da pesquisa, cujos resultados foram publicados no ano de 2000.