Seleção bolsistas para Conservatório de Briançon, na França

29 de outubro de 2012 - 11:11

 

 

 

Jovens instrumentistas cearenses interessados em estudar durante um ano em conservatório na França devem intensificar os estudos. A Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), por meio do projeto Briançon, Tempo de Brasil, vai selecionar quatro bolsistas para o ano letivo 2013/2014 no Conservatório de Briançon. A seleção é direcionada para estudantes dos seguintes instrumentos: violino, clarinete, flauta, violoncelo, trompete  e trompa. Serão duas etapas seletivas. A etapa presencial, que inclui audição e entrevista, será realizada no dia 1º de novembro em Fortaleza, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). A etapa final será realizada no conservatório francês, por meio de vídeos da seleção local. A inscrição é gratuita.

Voltado para jovens instrumentistas cearenses ou residentes do estado, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o projeto é uma parceria da APICE com o conservatório francês, a Associação de Pais e Alunos da instituição (APEC) e a Comunidade de Municípios da Região de Briançon, nos Alpes franceses. Juntas, as instituições visam dar oportunidade a jovens instrumentistas do Ceará de estudarem no conservatório, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales.

O projeto visa ainda aperfeiçoar artisticamente os participantes em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; estimular a formação de músicos clássicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico de jovens professores. Iniciado em 2006, o projeto já encaminhou para o Conservatório de Briançon 19 jovens cearenses dos municípios de Fortaleza, Iguatu, Pindoretama, Maranguape, Pacatuba, Sobral, Itapipoca, Tianguá e Várzea Alegre.

Para o ano letivo 2013/2014, que começa em setembro de 2013 e termina em junho do ano seguinte, serão selecionados quatro bolsistas de uma dessas duas categorias. Categoria A: Formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica, para jovens músicos com idade máxima até 21 anos. Categoria B: Formação pedagógica, instrumental e teórica, voltada para músicos com idade até 28 anos completos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical  apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs.

Exame de pré-seleção

A seleção em Fortaleza será no dia 1º de novembro, a partir das 13h, no Curso de Música da UECE (Campus Itaperi – Bloco F. Rua Paranjana, 1700, Fortaleza/CE). Serão realizadas as audições e as entrevistas, sob a coordenação do violoncelista Fernando Lage, idealizador do projeto e professor efetivo do Conservatório de Briançon, e o professor e flautista Heriberto Porto (UECE).

O exame de seleção consta de uma prova de execução instrumental em que cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes com duração máxima de 15 minutos para as duas peças, além de uma entrevista com os membros da banca examinadora. Um piano será posto à disposição dos candidatos que se apresentam com um pianista acompanhador. A banca examinadora é formada por professores do conservatório francês, da UECE e membros da APICE.

A seleção definitiva será feita pelo diretor e professores do Conservatório de Briançon, além de representantes da APEC, através de vídeos da etapa seletiva realizada em Fortaleza. O resultado será divulgado até a primeira semana de abril de 2013.

 

Documentação necessária para inscrição: Curriculum vitae, fotocópia da carteira de identidade, uma foto 3×4 e uma carta de motivação onde o estudante explica por que pretende obter a bolsa. Os candidatos da categoria B, devem ainda apresentar uma carta de recomendação da direção da escola ou do projeto onde ensina.