O CARNAVAL EM CAMPINA GRANDE: REFLEXÕES A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE UM ARTISTA E DE UM FUNDADOR DA ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA LIBERDADE (1970 - 1980)

ANA CAROLINA MONTEIRO PAIVA

Co-autores: PRISCYLLA LARYSSA DA SILVA LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O ano de 2014 não pode ser considerado um ano qualquer, ao menos não para os campinenses. Neste ano, comemora-se o 150º aniversário da Rainha da Borborema, e comemoração melhor não há do que revisitar algumas histórias que fazem parte da memória. Quando falamos em Campina Grande inevitavelmente lembramos da cultura do algodão, da referência da Universidade Federal de Campina Grande no que se refere à área dos cursos voltados para a tecnologia e do centro cultural que a cidade proporciona com seus festivais de inverno, circuito do frio e festivais de música. Todavia, ainda há muito para se explorar e rememorar dessa história, não apenas sobre as questões citadas. Um dos caminhos que resolvemos trilhar foi a abordar a respeito de uma comemoração que com o tempo se transformou: o carnaval. Mais especificamente, sobre os olhares dessa festa a partir das memórias de um dos fundadores da escola de samba que se formou a partir de meados do século XX e que se mostrava moderna ao seu tempo, a Escola Unidos da Liberdade, e do olhar de um artista campinense envolvido desde cedo no âmbito cultural da cidade. As motivações que nos levaram a pesquisar sobre tal temática correspondem a revisitar essas memórias refletindo sobre o lugar de fala desses sujeitos, com o intuito também de oferecer novas perspectivas de leituras sobre essa festividade na cidade.