MEMÓRIAS DA COLÔNIA DO CARPINA: ENTRE A “LEPRA” E O COTIDIANO

dts_21@hotmail.com

Eixo temático: História, Memória e Oralidade

Resumo:

O presente estudo busca através de entrevistas orais, documentos e auxílio teórico, mostrar como se desenvolveu as relações de estigma e exclusão social que através das políticas isolacionistas e do imaginário popular acerca do "leproso", levaram ao isolamento social do mesmo. Através de entrevistas, focam-se as relações cotidianas e as quebras da rotina dos internos da Colônia do Carpina (1960/1970), mostrando as regras seguidas no dia-a-dia e as estratégias dos pacientes de resistência e resignificação do espaço da colônia, além dos eventos festivos onde há um rompimento da estrutura cotidiana de um ambiente hospitalar de confinamento. Alguns autores embasam teoricamente essa pesquisa como Goffman, E. Thompson, Halbwachs, além de entrevistas orais dos moradores que ainda permanecem no Hospital Colônia do Carpina, dentre outros de igual importância para a realização desta pesquisa.

Palavras-chave: Lepra, Colônia, Cotidiano.

[1] Aluno do curso de Licenciatura plena em História - Campus Alexandre Alves de Oliveira - UESPI

[2] Aluno do curso de Licenciatura plena em História - Campus Alexandre Alves de Oliveira - UESPI