A CASA COMO ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO RURAL

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a educação rural no Piauí na perspectiva da casa como escola, elafuncionou no período de 1972 a 1980, na localidade Lagoa Grande, nesse tempo era município de Alto Longá, Piauí. Nessa pesquisa, o foco é predominantemente a questão da educação do interior do estado,compreender as formas/praticas de ensino que circulavam nesse meio, onde a educação rural geralmente acontecia dentro do ambiente familiar/domestico, a justificativa mais relevante para este tipo de escola é a ineficiência do estado em alcançar toda a sua delimitação territorial, impulsionando a criação de escolas familiares, outro motivo, era o fato dos pais não terem condições de arcar com o estudo do filho nas cidades ou vilas, restando apenas à opção de educandários desse gênero, o que não perde a sua importância, visto que a taxa de analfabetismo, contribuindo na subtraçãodesse alto índice. Nesses colégiosensinavam a ler, escrever e contar, noções básicas da alfabetização, onde também não poderia fugir da realidade campestre, ensinando modos de sobrevivências para esses lugares pastoris. As pessoas que seguiam a carreira de magistério eram conhecidas como metres ambulantes e mestres-escolas, a nomenclatura se modificava de acordo com a época, esses professores eram contratados para ministrarem aulas, geralmente nas fazendas. Este trabalho é uma pesquisa em andamentoe se fundamenta principalmente em fontes bibliográficas.