AIDS: UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA ENTRE AS ESTUDANTES GUINEENSES DA UNILAB.

ADRIANA NÍVIA GIRÃO LIMA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

AIDS: UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA ENTRE AS ESTUDANTES DE GUINÉ-BISSAU NA UNILAB.

RESUMO

A relevância deste trabalho está na relação existente entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, e a saúde e o adoecimento das estudantes de Guiné-Bissau, identificando os problemas vivenciados. Com este intuito, a pesquisa se alia ao projeto: "O Corpo em Tempos de SIDA/AIDS: Estudo de Casos das Experiências  Educativas em  Saúde'',  o  qual é financiado pelo  PIBIC / UNILAB. Objetivando evidenciar as necessidades das estudantes quanto à prevenção e à doença, essa atividade busca analisar o contexto de vida delas, de modo que intervenha na problemática e impulsione a promoção de políticas sociais educacionais, no que concerne a AIDS/SIDA (Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida), buscando, também, uma quebra do estigma que envolve o tema. Com fundamentos em uma abordagem interdisciplinar, e reconhecendo a necessidade do envolvimento de toda a comunidade estudantil, a pesquisa constrói seu referencial, observando que a educação preventiva e o conhecimento da AIDS podem ser trabalhados em todas as áreas, através da interação entre aluno e professor, e da própria integração dos estudantes, sendo uma ferramenta fundamental para a liberdade nas vivências e discussões (PINTO, 2009). Nesse sentido, as atividades são desenvolvidas através da observação participante, com trabalho de campo, entrevistas, compartilhamento de relações e convívio diário. A estudante guineense Juvinilda Rodrigues ressaltou a necessidade de sensibilização e conscientização na comunidade estudantil, relatando que em seu país existe uma ONG chamada Panter, que está trabalhando o tema com jovens, nas escolas e universidades. Falou ainda do medo do enfrentamento da doença. Com o desenvolvimento da pesquisa em alguns setores como a COSBEM (Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar), e no meio estudantil, evidenciou-se a necessidade de ações que promovam o conhecimento, fortalecendo debates, e auxiliando na prevenção, como rodas de conversa, palestras e seminários, pois como foi relatado, a maior dificuldade do setor está na interação com os alunos. Esta pesquisa busca ser uma ferramenta de apoio às ações que ajudem as estudantes. Como uma universidade da integração, faz-se necessário o desenvolvimento desse processo em todos os âmbitos.