LECISMO VERSUS LAICISMO, A CONQUISTA DA HEGEMONIA CATÓLICA NA POLÍTICA CEARENSE (1932-1937)

JULIANA SAMARA DE SOUZA GARCIA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Juliana Samara de Souza Garcia e-mail: jusamara123@yahoo.com.br

Mundos do Trabalho: Classe, Cultura e Trabalho na História

Lecismo versus Laicismo, a conquista da hegemonia católica na política cearense (1932-1937)

Fique, pois, assentado, agora e para sempre, que não vai se fundar nenhum partido católico. Vamos decidir o futuro do Brasil. Só a Igreja, que não tem partido, só Ela pode trazer ao Brasil, os dias felizes que os homens até hoje não lhe deram1.

Esclarecendo os objetivos da Liga Eleitoral Católica que fora instalada em Fortaleza em 16 de dezembro de 1932, o trecho acima reproduzido foi publicado em O Nordeste por Luís Sucupira, importante colunista da folha de maior circulação no Ceará. Veremos que com o apoio da Liga Eleitoral Católica (LEC) e sua situação de hegemonia política que se consolidará na década de 30 e 40, importantes nomes de intelectuais ligados à Igreja, inclusive redatores de O Nordeste, ocuparão cargos políticos relevantes, José Martins Rodrigues ,dirigente da Liga Eleitoral Católica, tornar-se-á Secretário Estadual da Fazenda no governo Menezes Pimentel, Andrade Furtado, ex presidente do Círculo Católico, professor da faculdade de Direito e redator-chefe de O Nordeste, será Secretário Estadual do Interior e Justiça, Waldemar Falcão, professor da Faculdade de Direito e colaborador da folha, além de militante anticomunista, será eleito Senador pela Liga e ocupará os cargos de Ministro do Trabalho e em 1941, ministro do Supremo Tribunal Federal. Fundado em 1922, mesmo ano de fundação do centro Dom Vital no Rio de Janeiro, a folha cearense seguia um objetivo nacional que era congregar intelectuais católicos para elaborar o discurso e planejar ações para que a catolicização da vida pública fosse efetivada.

O presente trabalho busca compreender o processo de hegemonia da Igreja Católica da neocristandade e sua postura triunfalista na década de 30, tomando como base o movimento de Restauração Católica, iniciado ainda em 1916 por Dom Sebastião Leme, iminente líder da Igreja, além de buscar compreender as alianças feitas com Getúlio Vargas para a conquista dessa hegemonia. A Igreja Católica através da Liga Eleitoral conseguirá incorporar na Carta magna de 1934 as suas principais demandas, além de congregar um sem número de intelectuais e associações diversas que militarão em favor de suas causas no período em questão.

1O que é e o que quer a Liga Eleitoral Católica. O Nordeste p.1 30 de dezembro de 1932