ESCRITA DA HISTÓRIA: INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO CEARÁ E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EM TORNO DO GENERAL TIBURCIO COMO HERÓI CEARENSE.

KARLA CRISTINE RODRIGUES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo discutir as maneiras pelas quais o personagem General Tiburcio Ferreira de Sousa aparece nas páginas da Revista do Instituto Histórico do Ceará (IHGCE), em que termos a memória em torno desse general foi contada. O IHGCE foi inaugurado em 1887, segundo seus membros fundadores, com intuito de escrever a História Oficial e verdadeira do Ceará, como ela atribui à Tibúrcio a condição de herói é uma das nossas inquietações. Dentre transcrições de documentos e textos escritos pelos membros do Instituto, Tibúrcio aparece nos seguintes títulos: General Tiburcio de Souza. Narrativa Histórica (1913); Discurso pronunciado por ocasião da reinauguração da estátua (1920); Traços Principaes (1921); Os monumentos do estado do Ceará (1932); Pela História do Ceará (1934). Essa discussão faz parte de uma pesquisa maior que pretende compreender como se deu a construção da memória em torno desse chamado herói do Ceará, através de vários outros "lugares de memória", em um recorte temporal mais extenso, de 1887 com a nomeação da Praça até 1937 quando das comemorações do seu centenário de nascimento. Portanto além da escrita empreendida pelo IHGCE, destacamos também o Museu Histórico do Ceará, a Impressa e o próprio espaço da cidade (com a Praça General Tibúrcio e a estátua em sua homenagem pós-morte ao centro da praça) como lugares que construíram uma determinada memória sobre o herói. O herói é polimorfo(movente), pretendemos compreender essa polimorfia na construção da memória desse herói, que é um e são vários.