PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: NO CEARÁ TEM DISSO SIM!

FRANCISCO JARDSON PINTO RODRIGUES

Co-autores: TELMA BESSA SALES e FRANCISCO JARDSON PINTO RODRIGUES
Tipo de Apresentação: Oral

PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: NO CEARÁ TEM DISSO SIM![1]

Telma Bessa Sales[2]

Francisco Jardson Pinto Rodrigues[3]

Simpósio Temático - Mundos do Trabalho: Classe, Cultura e Trabalho na História

RESUMO: Qual a importância de se estudar a temática de fábricas antigas? Estas informações, à primeira vista podem parecer uma questão muito comum, sem muita importância no estudo da História, visto que pouco se sabe sobre espaços fabris, além da constatação de uma demanda no nosso país, em se discutir sobre patrimônio industrial, memórias de trabalhadores. Esse estudo e o processo de construção de capital e práticas aqui apresentados, se enlaça com a história de vida cotidiana da população da região da zona norte do estado, especialmente focalizada em Sobral e cidades circunvizinhas, que tornou esta cidade um polo do "progresso" da produção, e um modelo de representatividade dos principais ciclos econômicos do Ceará. A problemática central deste artigo se movimenta em torno do assunto Patrimônio Industrial. A noção de patrimônio industrial nos remete a ideia de uma inversão de funções e sentidos: o que antes era um lugar de trabalho se transforma em um lugar de memória. Não se trata de colocar estes espaços em oposição ou transformação linear entre este (fabrica) e aquele (espaço de ruinas ou centros de cultura, ou universidade), pois em certa medida, pensamos este espaço para além da visão normativa e processo administrativo, considerando inclusive as vivências subjetivas daqueles que ocupam estes centros, sejam trabalhadores, estudantes, donas de casa, jovens, assim, vislumbrando o espaço como plural tendo suas configurações entre passado e presente.

PALAVRAS CHAVE: Patrimônio Industrial - Memória - Ceará.

[1] Pesquisa realizada durante a Bolsa de Iniciação Cientifica e Tecnológica do CNPq.

[2] Doutora em História pela PUC-SP. Professora adjunta do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. E-mail: telmabessa1@yahoo.com.br.

[3] Graduando em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Bolsista de Iniciação Cientifica e Tecnológica do CNPq. Entre 2013 á 2014. E-mail: jardson.1993@hotmail.com