PAGINA FEMININA: AS TRANFORMAÇÕES OCORRIDAS SOB A NOVA ÓTICA DO “PROCESSO CIVILIZADOR CAPITALISTA” (1928)

ARIANE CORDEIRO DA PAIXÃO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender as transformações sociais ocorridas no âmbito familiar, enfatizando a mulher, durante o ano de 1928 na cidade de Fortaleza. Para realizarmos tal analise nos apropriamos de uma coluna do Jornal O Nordeste como documentação histórica, a respectiva coluna tem por titulo Página Feminina, sendo publicada quinzenalmente aos domingos em alguns anos no referido noticiário, no entanto, nos utilizamos somente do ano de 1928.Compreendendo que as perspectivas transparentes no O Nordeste eram disseminar entre a sociedade as visões de um modelo conservador cristão objetivando assim, moldar os indivíduos de acordo com estes preceitos. Diante disto, adotamos como metodologia analisar as narrativas produzidas pelo veiculo de comunicação anteriormente citado, construindo um dialogo entre os conceitos de Civilização do autor Norbert Elias e Capitalismo de Maurice Dobb, pois entendemos que este arcabouço teórico nos auxiliará na construção do conhecimento histórico, por percebemos em nossa fonte a influência que o Processo Civilizador e o Capitalismo têm nestas transformações sociais por nós abordadas.Esta pesquisa vem sendo amparada, pelo GPUR, Grupo de Práticas Urbanas, Capitalismo e Civilização nas cidades do Ceará, vinculado ao Mestrado Acadêmico em História da Universidade Estadual do Ceará que busca estudar as cidades de Fortaleza, Quixadá, Crato, Aracati e Sobral, nos anos que vão de 1860 a 1930. Portanto, destacamos que este objeto de pesquisa se torna relevante para compreendermos como ocorreram os processos sociais influenciados pela Igreja Católica, permitindo assim as transformações necessárias à configuração da atual conjuntura social.