Anais do Evento XVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ

XVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ

HISTÓRIA PÚBLICA E DEMOCRACIA

24 a 27 de julho de 2018

A cada dois anos, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - SECÇÃO CEARÁ (ANPUH-CE) realiza o Encontro Estadual de História, o maior e mais importante evento da área de História do Estado. Os encontros bienais atraem grande número de profissionais de história, de alunos de graduação e de pós-graduação e interessados em geral.

Entre os dias 24 e 27 de julho de 2018 realizamos o XVI Encontro Estadual de História do Ceará nas dependências da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ocupamos diferentes espaços da instituição, nas cercanias da Avenida da Universidade. Com programação variada, contamos com um total de 7 Minicursos, 21 propostas de Simpósios Temáticos, 3 Mesas Redondas e 4 Conferências. A programação cultural, por seu turno, contou com belíssimas apresentações: o Grupo Choro Grande Banda (Música - UECE) abrilhantou a primeira noite de atividades com seu alegre repertório de chorinhos; a poesia falada do Grupo Verso de Boca (Letras-UFC) reconfortou nossos corações e avivou nossas mentes no segundo dia; o tradicionalíssimo Quinteto Agreste levantou o público com sua música raiz e, finalizando a os trabalhos, tivemos a qualificada atuação do Natanael Pereira Trio e do Grupo Vozes d'África (UNILAB).

O sucesso do evento só foi possível dada as parcerias firmadas com a ANPUH-PB, a ANPUH-PE, o PPGEd-UFRN, a Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ) e o Governo do Estado do Ceará, tanto com a SEDUC quanto com a SECULT.

A parceria com a SEDUC-CE é ponto a se destacar. Desse diálogo derivou o Curso História Pública e Democracia que possibilitou aproximação entre a ANPUH-CE e os professores da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. A ideia primordial foi promover o XVI Encontro Estadual de História do Ceará entre os professores da Rede e oportunizar a troca de experiências entre Associação, Universidade e Rede Estadual de Ensino. Tratou-se de curso de 80h, realizado na modalidade de Ensino à Distância. Foram ofertadas 300 vagas para os professores de História da rede pública.

Outra alegria vivenciada no XVI Encontro Estadual de História do Ceará foi a presença de um dos maiores nomes da historiografia mundial, Roger Chartier (Collège de France/University of Pennsylvania) que prontamente atendeu nosso convite e proferiu a Conferência de Encerramento intitulada O passado no presente - Memórias e História, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, com entrada livre e com a lotação máxima (658 lugares) praticamente lotada.

O tema do Encontro foi História Pública e Democracia, deveras pertinente para os tempos duros que vivemos. O encontro contou com 495 inscritos e 118 trabalhos apresentados, dos quais recebemos 40 versões completas que compõem estes Anais.

Agradecemos a todo/as os/as parceiros/as, monitores/as, bolsistas, colaboradores/as, professores/as, participantes, que ajudaram na realização e sucesso do XVI Encontro Estadual de História do Ceará.

Atenciosamente,

Diretoria ANPUH-CE gestão 2016-2018.

Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.