Anais do Evento XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ

XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ

A Historiografia contemporânea e seu caráter libertário - As contribuições de MARC BLOCH

25 a 29 de agosto de 2014

Em agosto de 2014, o XIV Encontro Estadual de História é realizado na faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, um campus da Universidade Estadual do Ceará instituição com boa infraestrutura urbanística e de logística acadêmica.

A cada dois anos, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - SECÇÃO DO CEARÁ (ANPUH-CE) realiza o Encontro Estadual de História, o maior e mais importante evento da área de História do Estado. Suas reuniões bienais atraem grande número de profissionais de história, de alunos de graduação e de pós-graduação. Ultimamente, os encontros estaduais têm recebido centenas de participantes.

A temática do simpósio aborda as contribuições do historiador Marc Bloch para a produção historiográfica no mundo e em especial no Brasil no momento em que se comemora os 70 anos de sua morte. Marc Bloch se tornou importante por diversos motivos.

Marc Bloch foi um renomado historiador francês que se destacou por ser um dos fundadores da Escola dos Annales. Ele nasceu no dia 6 de julho de 1886, na cidade de Lyon, França, o judeu Marc Léopold Benjamim Bloch era filho do Professor de História Antiga Gustave Bloch. Durante sua formação acadêmica, estudou em Paris, Berlim e Leipzig. Trabalhou durante alguns anos como pesquisador na Fundação Thiers, mas teve que interromper suas atividades para combater na Primeira Guerra Mundial. Foi soldado de infantaria e chegou a receber uma condecoração militar por mérito após ser ferido em batalha.

A vida de Marc Bloch foi caracterizada por um intenso trabalho, uma carreira universitária brilhante e uma destacada produção científica. É considerado o maior medievalista de todos os tempos e, para alguns, o maior Historiador do século XX. Como um dos grandes responsáveis pela renovação do pensamento histórico, abriu novos horizontes para compreensão do feudalismo. Abandonou o caminho da História Tradicional de sequência de fatos com nomes e datas e se empenhou na construção de análises que consideram a complexa relação entre o homem, a sociedade e o tempo.

Na década de 1930, Marc Bloch ocupou a cadeira de História Econômica na Sorbonne e a revista alcançou sucesso mundial, refletindo na formação da chamada Ècolle d'Annales ou Escola dos Annales. Em 1939, a guerra assolou a Europa novamente e os nazistas invadiram a França. Marc Bloch chegou a militar na resistência francesa, mas foi capturado e torturado pela Gestapo. Morreu fuzilado no dia 16 de junho de 1944.

Conheceu Lucien Febvre, um colega com o qual conviveria e juntos marcariam profundamente a historiografia. Os dois fundaram, em 1929, a revista Annales d'Histoire Économique et Sociale, que é um referencial de influência para muitos Historiadores até hoje e foi fundamental para o desenvolvimento das chamadas Nova História e tudo que se produz em termos historiográficos hoje em dia.

Por tudo isso, Marc Bloch é uma forte e fundamental referência para os Historiadores e notoriamente um dos maiores intelectuais do século XX. Sua obra e vida continuam sendo objetos de pesquisa e fontes de referência para muitos trabalhos.

A temática em torno de sua vida, de sua obra e dos desdobramentos dela, são importantes na medida em que influenciam as forma de fazer história no nosso país e em nosso estado e foi escolhida em função da necessidade, cada dia mais evidente, de a academia estabelecer formas de diálogo com a sociedade, sobretudo os referenciados em profunda sensibilidade social e engajamento político, como as estabelecidas por Bloch. Portanto, todo o evento está sendo pensado no sentido de favorecer reflexões, propostas e tomadas de decisões que evidenciem ações na formação dos profissionais de História para suas atuações nos vários espaços sociais, culturais, políticos e ainda do meio acadêmico, bem como na pesquisa e no ensino.

Seguindo este "mote" se organizarão 04 conferências, 05 mesas-redondas sobre temas atuais para a categoria, 20 simpósios temáticos e 20 minicursos, além de intensa programação cultural envolvendo teatro, literatura, dança e música. Esta programação tem o objetivo de apresentar para a comunidade científica as últimas pesquisas sobre a história e a historiografia, resultados das investigações desenvolvidas no Brasil e também no exterior através de convidados e de suas experiências. Todas as propostas de atividades serão analisadas e selecionadas pela Comissão Científica, formada pela Diretoria da ANPUH-CE e representantes da escola-sede. No caso dos simpósios temáticos, os coordenadores, professores doutores, professores orientadores dos Programas de Pós-Graduação em História, discutirão temáticas diversas previamente selecionadas. Também vale destacar a apresentação de trabalhos de acadêmicos de História de alunos da graduação algo pouco praticado no restante do país, e que nos diferencia produzindo interferência positiva nos cursos de graduação do nosso estado, com comunicações orais e ainda com projetos de professores da rede pública e privada com suas experiências no ensino da História.

Atuando desde 1971, ano de sua fundação, no âmbito acadêmico dos profissionais de história, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH) SECÇÃO CEARÁ tem procurado alargar a base de seus associados incluindo professores dos ensinos fundamental e médio, e se voltando mais recentemente, profissionais que trabalham em arquivos públicos e privados, e em entidades que agenciam o patrimônio cultural. Este quadro atual de associados da ANPUH reflete a amplitude de espaços de trabalho hoje ocupados pelos historiadores em nossa sociedade.

ISBN: 2177-1537

Associação Nacional de História - Secção Ceará (ANPUH-CE)
Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.