CONHECER PARA PRESERVAR: PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O trabalho a ser exposto trata-se da descrição de uma atividade voltada à Educação Patrimonial e traz reflexões, resultados e conclusões acerca das propostas e dificuldades que esta atividade, denominada Conhecer para Preservar, nos proporcionou, durante sua construção. A proposta visa conscientizar alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio sobre a preservação dos patrimônios histórico-culturais existentes em Fortaleza e claro, motivá-los a perceberem a importância e a memória que aqueles carregam. Para alcançar tal pretensão, acreditamos ser através do conhecimento sobre Patrimônio e o que ele simboliza a maneira mais viável. E isto, será o nosso principal foco: conhecer e consequentemente, preservar. O quadro teórico desse projeto de educação patrimonial se relaciona ao conceito de memória de Pierre Nora. Em A problemática dos lugares, ele diz que "a memória se enraíza no concreto, no espaço, no gesto, na imagem, no objeto" (1993, p.7-28). Assim, utilizaremos sua afirmação, para possibilitar um diálogo entre a função de preservar um patrimônio e a conservação da memória que eles trazem. Mesmo aceitando que a maioria dos patrimônios refletem as memórias históricas de elementos escolhidos para e pela elite, compreendemos a função dela - da memória, como o maior meio de um patrimônio tornar-se significativo à sociedade e não apenas uma bela arquitetura antiga.