A MILITÂNCIA DO INTELECTUAL ANTONIO BEZERRA DE MENEZES EM PROL DA CAUSA INDÍGENA CEARENSE

TICIANA DE OLIVEIRA ANTUNES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a militância social empreendida pelo intelectual Antonio Bezerra de Menezes em prol da causa indígena em fins do século XIX e início do século XX. Em nossa pesquisa de doutoramento, que ainda está em curso, descobrimos uma importante documentação que revela vários indícios sobre uma diferente relação estabelecida entre os índios Payacús, moradores do antigo aldeamento indígena Montemo-o-velho da América (atual Pacajús), e, o renomado escritor cearense. Antonio Bezerra foi sócio fundador do Instituto Histórico do Ceará e da Academia Cearense de Letras, também compôs o quadro de formação das primeiras confrarias, clubes literários e agremiações típicas de seu tempo. As mais relevantes são Padaria Espiritual e Centro Literário, ambas possuem enorme importância para o desenvolvimento da Arte, Literatura, Filosofia e Ciência no Ceará Oitocentista. O intelectual tinha como costume contribuir em todos os jornais que circulavam na época e, por sua iniciativa própria fundou O Libertador e O Ceará. Além de naturalista, historiador, poeta, prosador e jornalista foi ativista, sendo considerado um dos maiores defensores da causa abolicionista de seu tempo. Como vemos um homem tipicamente de seu tempo, porém o que poucos sabem é que esse ilustrado lutou com todas as suas armas - influente rede de sociabilidade e seu intelectualismo - para a defesa do território indígena em questão. Esse fato joga luzes sobre as experiências vividas pelos índios no Oitocentos, desvelando novas formas de resistência das populações tidas como excluídas.