PRÁTICAS AVALIATIVAS NOS CURSOS DE HISTÓRIA: O QUE DISSERAM OS LICENCIANDOS?

MARIA DE LOURDES DA SILVA NETA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As disciplinas pedagógicas nos cursos de formação de professores devem proporcionar aos licenciandos saberes acerca dos aspectos didáticos-pedagógicos que serão utilizados no decorrer das atividades profissionais na educação básica e superior. A formação inicial acadêmica precisa gerar aos estudantes dos cursos de licenciatura compreensão acerca da relevância do planejamento, da utilização de metodologias, de recursos e desvelar o papel da avaliação no trabalho docente, auxiliando o ensino e, consequentemente a aprendizagem. A demarcação espacial focou os cursos de licenciatura em História ofertados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC). O objeto do escrito constituiu-se das práticas avaliativas apreendidas pelos discentes nos cursos de História da UECE e UFC. Objetivo aportou-se na compreensão das práticas avaliativas dos estudantes em História. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento deste estudo foi o primeiro semestre do ano de 2012. Considerou-se esta pesquisa de caráter documental e bibliográfico, tendo como fundamentação teórico-metodológica os escritos de Depresbiteris e Tavares (2009), Fonseca (2003), Luckesi (1998, 2011), Masseto (2010), Stefanello (2008) e Tardif (2008, 2011), dentre outros. A metodologia de abordagem qualitativa foi desenvolvida mediante a técnica de coleta de dados denominada de grupo de discussão realizada com dois grupos de 13 estudantes que cursavam o 7º ou 8º semestres. O estudo evidenciou que as práticas avaliativas dos professores nos cursos de licenciatura em História, nas duas instituições de ensino superior, caracterizaram-se pela aplicação de instrumentos avaliativos, no qual os professores responsáveis pelas disciplinas pedagógicas deixaram de revelar a importância da avaliação no trabalho docente, deixando de organizar o planejamento avaliativo, assim como da inexistência dos critérios de correção dos instrumentos e ausência de feedback aos estudantes em relação ao seu desempenho de aprendizagem dos conteúdos. Na perspectiva avaliativa revelada pelos discentes nos cursos de licenciatura em História, a avaliação não se caracterizava como subsídios para as melhorias de ensino e aprendizagem resumindo-se a verificação dos conteúdos repassados pelos docentes no decorrer das disciplinas pedagógicas, pautada na aplicação de provas e na promoção de seminários. Diante das informações concedidas pelos estudantes acredita-se que é fundamental, principalmente, por parte dos professores universitários, perceber a avaliação como processo de tomada de decisões realizadas no decorrer do processo formativo, que contribuí na coleta de dados, no registro de informações, auxiliando na reflexão acerca do material utilizado retroalimentando o planejamento gerando melhorias na formação docente em História e subsidiando a atuação profissional dos futuros professores.