“ENTRE A ESPOSA VIGILANTE E A MULHER PÚBLICA: AS REPRESENTAÇÕES DO COMPORTAMENTO FEMININO EM “CANTARES BOHÊMIOS” (FORTALEZA 1888-1906)”

ALBERTINA PAIVA BARBOSA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

 

"ENTRE A ESPOSA VIGILANTE E A MULHER PÚBLICA: AS REPRESENTAÇÕES DO COMPORTAMENTO FEMININO EM "CANTARES BOHÊMIOS" (FORTALEZA 1888-1906)"

Albertina Paiva Barbosa[1]

O trabalho intitulado "Entre a esposa vigilante e a mulher pública: as representações do comportamento feminino em "cantares bohêmios" (fortaleza 1888-1906)" tem por objetivo o estudo das representações da mulher nas poesias selecionadas da obra Cantares Bohêmios editado pela Typo-Lithographica em 1906. Produzido por seu autor Raimundo Ramos Filho, conhecido por Ramos "Cotôco. A obra contém mais de 100 poesias, dentre as quais, algumas são focadas em situações diárias que envolviam a mulher. Diante disso, a justificativa para tal estudo se encontra no fato de que suas poesias, além de sobre ele ter poucos trabalhos produzidos, contém o olhar desse poeta que observa essas mulheres não de modo a criticá-las, mas expor algumas permanências e mudanças pelas quais estavam sendo alvos. Dessa forma, foi problematizado quais "tipos" de mulheres ele consegue escrever em suas poesias? Para isso, a metodologia utilizada consistiu na análise das poesias selecionadas, tais como "A mulher", "O bonde e as moças", dentre outras juntamente com outras fontes auxiliares como almanaques do Instituto Histórico do Ceará, a literatura de época e periódicos. Por fim, A relevância desse trabalho consiste de que estará se construindo mais um olhar para as mulheres do início do século XX em Fortaleza através das poesias, abrindo portas para novas possibilidades de estudos dessa temática no âmbito acadêmico

 


[1]Estudante do curso de História da Universidade Estadual do Ceará, cursando o último semestre. Aluna Bolsista PROVIC/UECE do Grupo de Pesquisa Práticas Urbanas, atuando no eixo Práticas Letradas e Urbanidades, sob a coordenação do Profº. Drº Gleudson Passos Cardoso (UECE).