NOTAÇÕES DE UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA: POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO ESTUDO DO COCO COMO PRÁTICA DAS CULTURAS POPULARES

CAMILA MOTA FARIAS

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Objetivamos problematizar a produção de conhecimento a partir de uma dança popular, o Coco, relacionando a experiência da pesquisadora com reflexões teórico-metodológicas. Estudamos os Cocos dançados no Ceará que envolvem dança, canto e poesia, articulando linguagens que precisam ser compreendidas de forma entrelaçada. Propomos uma abordagem que parte da História e constitui-se da transdisciplinaridade. Compreendendo as danças/músicas como produtoras de saberes, trabalhamos com as metodologias da história oral e da etnografia para compreender grupos em suas invenções, pois ao cantarem/dançarem os(as) coquistas revelam aspectos de suas vidas. Discutiremos, assim: a construção do Coco como objeto de investigação, a relação entre o pesquisador/objeto, por fim as possibilidades e os limites dessa investigação, da dança/música como objeto de pesquisa.