TELEGRAMAS PARA CÍCERO: DISCURSOS POLÍTICOS E (INTER) RELAÇÕES SOCIAIS. CRATO (CE) 1924

ARIANE CORDEIRO DA PAIXÃO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Telegramas para Cícero: Discursos Políticos e (inter) relações sociais - Crato(Ce) 1924

Ariane Cordeiro[1]

Este trabalho tem como objetivo compreender as articulações políticas, e as relações de poder articuladas no ano de 1924 em torno da pessoa e do religioso Padre Cícero Romão Batista.  A documentação histórica que vem amparando a pesquisa são alguns telegramas, encontrados na cidade do Crato- CE, estes foram endereçados ao representante politico e religioso habitante de Juazeiro do Norte, como também enviados por ele, como por exemplo, o telegrama 189_ 92_3_15 que contém em seu corpo de texto algumas informações acerca dos candidatos à presidência de província do ano já citado anteriormente. Estes são dados que podem contribuir para a nossa pesquisa.

Podemos perceber com a análise de tais fontes históricas, coligações, as quais mantinham a troca de informações privilegiadas a cerca do momento político, através de uma prática de comunicação eficiente dentro da conjuntura histórica. Neste sentindo, procuramos compreender de que forma estas informações contribuíam para o desenvolvimento das teias que conduziam a política cearense.

Minha metodologia se consiste em fazer uma análise comparativa entre os telegramas e os jornais da época, que aqui ganham o estatuto de fonte, e assim conduzindo um diálogo, de forma a utilizar as notícias públicas, e fazer referência ao que se comunicava particularmente através dos telegramas. Desta forma, realizaremos uma analise do discurso, e construiremos um dialogo a cerca da representatividade que este grupo exercia na cena da sociedade cearense. 

Esta pesquisa vem sendo amparada, pelo GPUR, Grupo de Práticas Urbanas, Capitalismo e Civilização nas cidades do Ceará, vinculado ao Mestrado Acadêmico em História da Universidade Estadual do Ceará que busca estudar as cidades de Fortaleza, Quixadá, Crato, Aracati e Sobral, nos anos que vão de 1860 a 1930.

Portanto, este tema se torna relevante para compreensão dos processos sociais e políticos influenciados pelos conservadorismos da igreja, e da elite econômica que acarretaram na atual conjuntura da sociedade cearense. 

 


[1] Graduanda do quarto semestre em História pela Universidade Estadual do Ceará(UECE), Ariane Cordeiro da Paixão atualmente é bolsista PROVIC/UECE ligada ao Grupo de Pesquisa Praticas Urbanas (GPPUR/CE), atuando na linha de pesquisa Práticas Letradas e Urbanidade, orientada pelo Professor Doutor Gleudson passos Cardoso. A graduanda desenvolve ainda sua pesquisa de monografia voltada para área História, Política e Movimentos Sociais e neste encontro apresentará a pesquisa Telegramas para Cícero: Discursos Políticos e (inter) relações sociais - Crato(Ce) 1924. Segue link para currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4815249P2