ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES

MARIA NAHIR BATISTA FERREIRA

Co-autores: MARIA NAHIR BATISTA FERREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O debate sobre saberes docentes no âmbito acadêmico aufere destaque no Brasil, especificamente, nas décadas de 1980 e 1990, motivados pelo contexto internacional por meio das pesquisas desenvolvidas. A demarcação espacial focou nas escolas públicas estaduais no Município de Icó - Ceará. O objetivo do ensaio foi analisar a percepção dos professores acerca da constituição dos saberes docentes necessários para o ensino de História. A metodologia do estudo ancorou-se nos escritos de Fonseca (2003), Guathier (1998), Nóvoa (1995) e Tardif (2012). Na fundamentação documental, realizaram-se entrevistas com os docentes específicos atuantes na cidade de Icó, pertencentes à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Na composição do trabalho traz-se uma discussão a respeito dos saberes docentes na percepção do professor.