O CURSO DE HISTÓRIA DA URCA: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS QUE PERPASSAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA REGIÃO DO CARIRI.

ALEXSANDRA DOS SANTOS GOIANA

Co-autores: FRANCISCO EGBERTO DE MELO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O curso de História da URCA: mudanças e permanências que perpassam o processo de formação de professores de História na região do Cariri.

Os cursos de historia das diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil formam dezenas de futuros professores que deverão ser capazes de produzir e analisar criticamente o saber histórico e exercer a profissão na educação básica. Neste sentido, esta pesquisa intenta compreender como os professores dos cursos de licenciatura em história da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Sul do Estado do Ceará, pensaram e pensam suas práticas e seus saberes, e como os mesmo foram e são adquiridos. Considera-se quanto e quando as mais variadas inovações no campo do ensino de história se incluíram e se incluem, ou não, no processo de formação de professores para as escolas de educação básica. A partir destas considerações identificamos e analisamos as aproximações e/ou distanciamentos da formação ofertada pelo curso de História da Universidade Regional do Cariri das atuais propostas para o ensino de História, e até que ponto estas práticas estão vinculadas aos saberes necessários à formação para o exercício da docência em escolas de ensino básico. O que tem sido proposto é que os cursos de História das IES sejam um espaço de produção de saberes vinculados à formação do professor e pesquisador, a partir das experiências acumuladas dos dois campos, tanto da pesquisa quanto das experiências e práticas de docência na escola básica.  Como fontes utilizamos a documentação existente em forma de atas de reuniões, currículos, ementas e programas de disciplinas, memorandos, etc. que estão arquivados na secretaria do Curso de História e demais órgãos e instâncias na Universidade Regional do Cariri, com vistas a analisar as mudanças ocorridas no curso de historia da Urca que, segundo nossas análises apresentava um caráter factual e de viés Positivista nas disciplinas encontrada nas Grades Curriculares da Antiga Faculdade de Filosofia do Crato que lhe deu origem. Procuramos articular a proposta com as primeiras ementas disciplinares encontradas no Departamento de Ensino - DEG que constam ser da antiga Faculdade de Filosofia do Crato. Por outro lado, é possível identificar mudanças e permanências no campo teórico da história propostas pelo curso em questão e a transição de um ensino pautado, antes na memorização para um que inclui novas abordagens e novos temas, mas que não consegue formar professores que se diferenciem consideravelmente em suas práticas em relação aos formados anteriormente.