A CIRCULARIDADE DE SABERES NO ‘ENTRE – LUGARES’ DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA REGIÃO DO CARIRI

LUIZ GUSTAVO DOS SANTOS FERREIRA

Co-autores: DR. FRANCISCO EGBERTO DE MELO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A Circularidade de saberes no 'entre - lugares' de formação do professor de história na Região do Cariri

Todos os anos inúmeros professores recém-graduados são lançados na educação básica pelas Universidades de todo o país. Neste contexto, encontram-se o estado do Ceará e a Universidade Regional do Cariri - URCA, esta, responsável pela formação de inúmeros professores, os quais, em sua maior parte, permanecem atuando na própria região, suprindo as demandas escolares regionais. Dentre os diversos cursos ofertados pela Universidade, encontra-se o curso de licenciatura plena em História, responsável pela formação de profissionais que, mesmo antes de sua trajetória acadêmica, desenvolvem saberes que vão além das teorias propostas em sala de aula, muitas vezes adquiridos pelas suas vivências pessoais e que vão de alguma forma contribuir com suas práticas de ensino. Em contato com as dimensões de saberes existentes na universidade e na escola básica, os saberes provenientes das experiências pessoais dos professores são atualizados e utilizados constantemente, não necessariamente de maneira reflexiva, mas com a convicção de que estão aprimorando o exercício do ofício. Assim, tornou-se relevante para este estudo, investigar os processos de formação dos professores de História, analisando os fatores que identificam os saberes mobilizados por estes profissionais em suas práticas de planejamento, execução e avaliação do ensino aprendizagem, além de buscar compreender a circularidade de saberes existente entre a universidade, a escola básica e a formação pessoal de professores, ressaltando suas aproximações e distanciamentos, o que proporciona uma reflexão sobre as circularidades de saberes que envolvem a formação do profissional de História.