NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E FAZERES DE DOCENTES EM HISTÓRIA.

NATALIA FERNANDES SANTOS

Co-autores: DR. FRANCISCO EGBERTO DE MELO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Narrativas de formação de professores: saberes e fazeres de docentes em História.

Todos os anos as universidades lançam na educação básica, professores que se dedicam por um período de quatro anos na busca constante de uma formação acadêmica, que na maioria das vezes torna-se uma tentativa de suprir as demandas regionais. Temos como referência a Universidade Regional do Cariri (URCA) no sul do estado do Ceará, que recebe graduandos para seus onze cursos de licenciatura plena, dentre estes o curso de História. Nesta comunicação, busca-se, a partir de narrativas dos professores que fizeram e fazem parte do departamento de história desta IES, refletir e discorrer sobre as mudanças apresentadas como necessárias às práticas de ensino de história na formação de professores para a educação básica, analisando as mudanças e permanências de concepções que perpassam suas práticas pedagógicas. É notório o ritmo de constante aceleração das inovações tecnológicas em uma escala multiplicativa e em curtos intervalos de tempo, com efeitos significativos sobre os âmbitos da vida social, especialmente no campo educacional e historiográfico. Desta forma, as novas concepções pedagógicas em relação ao ensino de História devem ser baseadas no diálogo entre passado e presente, relacionando a história cotidiana e problematizando o seu contexto histórico, e abrindo espaços para o debate discursivo e historiográfico. Segundo Maurice Tardif existem quatro tipos de saberes docentes: Saberes de Formação Profissional, Saberes Disciplinares, Saberes Curriculares e Saberes Experienciais. Destacam-se nos depoimentos dos professores os Saberes Curriculares e os Saberes Experienciais que são produzidos pelos docentes por meio dos seus incentivos, suas escolhas e sua vivência como profissional de história dentro e fora do lugar social, como também seus métodos avaliativos em sala de aula, organização de aulas, conteúdos e objetivos. Os saberes são elementos peculiares da prática docente, que evidencia a ideia de que pelo ofício o homem muda a si mesmo, suas relações e procura ainda a transformação de sua própria posição ou situação e dar significado ao coletivo. Os saberes são plurais e têm origem múltipla que só podem ser compreendidos em todos os seus aspectos. E é com estes saberes que se procura dialogar.