PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA: TRANSGRESSÕES, INTERSEÇÕES E POSSIBILIDADES.

FRANCISCO EGBERTO DE MELO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Nos últimos trinta anos, os professores dos cursos de História das Instituições de Ensino Superior brasileiras foram chamados a se adaptar às mudanças pelas quais vem passando a formação de professores, o que lhes impõe uma constante requalificação profissional em suas práticas acadêmicas. Estas modificações resultaram na tendência a formar professores que favoreçam o diálogo entre passado e presente e a seleção de fatos históricos relevantes para a história cotidiana de seus alunos em diferentes contextos, que possibilite a substituição da história de sujeitos históricos limitados a personagens ilustres e inclua as pessoas comuns, dos mais variados grupos sociais em seu contexto social e cultural, historicamente constituído. Estas inovações ganham espaço à luz dos conceitos de cultura escolar, transposição e mediação didática, somando-se às novas abordagens historiográficas e sobre o ensino de história. Neste sentido, as narrativas de trajetórias de vida e a rememorização dos professores dos cursos de História favorecem: pensar sobre suas práticas e saberes adquiridos; como, quanto e quando incluíram as inovações no campo do ensino de História no processo de formação de professores para as escolas de educação básica; identificar e analisar as aproximações e/ou distanciamentos da formação ofertada pelos cursos de História das atuais propostas para o ensino; até que ponto estas práticas estão vinculadas aos saberes necessários à formação para o exercício da docência em escolas de ensino básico; em que medida, as mudanças e permanências na formação de professores nos cursos de licenciatura em História acompanharam as orientações da legislação nacional e os debates e pesquisas na área de ensino de História.