FERRAMENTAS COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO DO HISTORIADOR PARTICIPANTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DAS FACULDADES INTA

CARLA SILVINO DE OLIVEIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos docentes se faz presente em vários níveis e modalidades de ensino. E nessa perspectiva, o presente trabalho, visa contribuir com reflexões acerca da utilização otimizada das ferramentas digitais no processo de formação docente colaborativo e interativo. A pesquisa tem como objetivo analisar a utilização das ferramentas colaborativas na formação do professor historiador participante do Pibid das Faculdades INTA.  O estudo desenvolveu-se durante o primeiro semestre de 2014, onde participaram de 35 alunos do curso de licenciatura em história orientados por dois historiadores que exerceram o papel de coordenadores de área. Foram analisados dois fóruns de discussão, sendo o primeiro temático, composto por quatro tópicos referentes à formação docente, e o segundo fórum, de caráter permanente, destinado a cada unidade escolar do programa. A pesquisa conclui que o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, utilizado pelo grupo, não foi aproveitado em todas as suas potencialidades, ficando restrito à utilização das ferramentas de fórum e chat, as quais tiveram utilização fundamental como meio de comunicação entre os bolsitas e professores. A potencialidade da construção do saber colaborativo e interativo foi estimulada durante dois fóruns teóricos, nos quais participaram alunos-tutores, que instigaram o diálogo participativo e reflexivo. O referencial teórico utilizado na pesquisa permitiu a reflexão sobre colaboratividade e interatividade nos processos educativos (PALLOFF,2006), a utilização das tecnologias digitais na educação (SILVA, 2003); (WARSCHAUER, 2006) e a formação docente (TARDIF, 2002).  O processo de desenvolvimento da pesquisa foi realizado em dois momentos distintos. O primeiro momento foi constituído a partir da ambientação dos discentes ao AVA e suas ferramentas disponíveis, onde percebemos a dificuldade de 28% dos bolsistas em sua utilização devido a restrições no acesso à internet em seus logradouros. No segundo momento do estudo destinado a discussão fomentada nos fóruns, foi observada a baixa participação dos alunos. Apesar das adversidades encontradas na utilização das ferramentas digitais a experiência se fez importante devido: ao estimulo do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, a formação da rede virtual colaborativa de conhecimento e no compartilhamento dos saberes e fazeres dos participantes.