ST 5 - ATUAÇÃO DO SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÃO (SNI) NA PARAÍBA: A VIGILÂNCIA SOBRE OS POLÍTICOS E MILITANTES POLÍTICOS NA PARAÍBA (1979-1983)

MARIA TEREZA DANTAS BEZERRA SOARES

Co-autores: MARIA TEREZA DANTAS BEZERRA SOARES e PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Maria Tereza Dantas Bezerra Soares[1]

Paulo Giovani Antonino Nunes[2]

RESUMO

O presente artigo é oriundo de pesquisas, ainda em andamento, realizadas através do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto A sociedade civil sob vigilância: Atuação do Serviço Nacional de Informação (SNI) na Paraíba (1964-1985), tendo como recorte específico o plano Atuação do Serviço Nacional de Informação (SNI) na Paraíba: A vigilância sobre os políticos e militantes políticos na Paraíba (1964-1985). Neste artigo específico, buscamos analisar, mediante pesquisa bibliográfica e empírica com os documentos do Fundo SNI - Agência Pernambuco - arquivados no acervo da Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória do Estado Paraíba, a vigilância exercida pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) sobre os políticos e militantes políticos na Paraíba, entre os anos de 1979 e 1983.

Palavras-chave: SNI, Políticos, Ditadura Militar.

[1] Graduanda em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bolsista PIBIC/CNPQ.

[2] Professor Doutor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).