ST 5 - O SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÃO (SNI) E A VIGILÂNCIA À IGREJA CATÓLICA E AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO NO PERÍODO DA TRANSIÇÃO “LENTA, GRADUAL E SEGURA” (1975-1985)

OLGA LARISSA VEIGA FERREIRA

Co-autores: OLGA LARISSA VEIGA FERREIRA e PAULO GIOVANI ANTONIO NUNES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

ST 5 - O SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÃO (SNI) E A VIGILÂNCIA À IGREJA CATÓLICA E AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO NO PERÍODO DA TRANSIÇÃO "LENTA, GRADUAL E SEGURA" (1975-1985)

 

O presente artigo é desenvolvido a partir de pesquisas ainda em processo de andamento. O qual está sendo realizada através do Programa Institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC. No projeto de nome: A Sociedade Civil Sob Vigilância: Atuação Do Serviço Nacional De Informação (SNI) Na Paraíba (1964-1985), com o recorte específico: Atuação do Serviço Nacional de Informação (SNI) na Paraíba: a Vigilância Sobre os Movimentos Sociais no Campo e a Igreja Católica na Paraíba (1975-1985). O qual nesse artigo buscamos analisar por intermédio de pesquisa dos documentos do Fundo do SNI - Agência Pernambuco, arquivados pela Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória do Estado Paraíba, a vigilância a Igreja Católica e sua atuação junto aos movimentos sociais no campo no  Estado da Paraíba nos anos de 1977 a 1984.