ST 14- A POLÍTICA GRADUAL NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DA ESCRAVIDÃO: CRIANÇAS INGÊNUAS E REPRODUÇÃO ENDÓGENA NA FREGUESIA DE SANTA RITA/PB (1871-1888).

GIUSEPPE EMMANUEL LYRA FILHO

Co-autores: GIUSEPPE EMMANUEL LYRA FILHO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

 ST 14- A política gradual no processo de emancipação da escravidão: crianças ingênuas e reprodução endógena na freguesia de Santa Rita/PB (1871-1888).

Giuseppe Emmanuel Lyra Filho*

Resumo:

Analisaremos as crianças nascidas após a Lei do Ventre Livre- conhecidas como ingênuas- a partir da perspectiva da renovação historiográfica dos estudos sobre escravidão, principalmente por evidenciar os "sujeitos extraordinários" e colocá-los como agentes do processo histórico. Estudaremos essas crianças ingênuas na freguesia de Santa Rita/PB a partir da questão da reprodução endógena nos anos findos da escravidão. Utilizaremos um banco de dados coletados nos assentos de batismo e faremos a identificação dos sujeitos presentes nessa documentação, levando em consideração frequência de nascimentos, os donos das mães escravizadas e o impacto da reprodução endógena no contexto das relações sociais da Freguesia de Santa Rita.

 

Palavras-Chave: Escravidão- Crianças Ingênuas- Reprodução Endógena