ST 09 - A ÁFRICA QUE VIVE NO BRASIL: O MEU REINO ENCANTADO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este artigo é resultado de propostas de aulas realizadas na especialização em Educação Étnico-racial voltada para o Ensino Infantil, onde foram abordados temas relevantes a inserção de conteúdos sobre o ensino de história da África e cultura afro-brasileira, em paralelo a aplicabilidade da lei 10.639/2003. Esta lei que tem um pouco mais de dez anos veio enfrentando dificuldades e resistências com relação sua inserção no espaço escolar; pensando nisto apresentamos propostas de aula que buscam viabilizar o trabalho do professor dentro das temáticas relacionadas ao conteúdo afro-brasileiro no ensino infantil. As propostas aqui apresentadas perpassam brevemente pela religiosidade, estética e padrões de beleza estabelecidos pela mídia, leitura, escrita e oralidade, tomando enquanto fundamentação a obra de Verger (1997), os textos da edição Princesas Africanas (2009) da Revista Leituras Compartilhadas, Freire (1989) e Marcuschi (2005).