ST 03 – ELOY DE SOUZA E O “JARDIM DE INFÂNCIA”: MEMÓRIAS E PERSPECTIVA SOBRE A POLÍTICA BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA.

ITALA MAYARA DE CASTRO SILVA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

ST 03 - Eloy de Souza e o "Jardim de Infância":  memórias e perspectiva sobre a política brasileira na Primeira República.

Itala Mayara de Castro Silva*

RESUMO:

O trabalho tem por objetivo abordar as relações existentes entre a história e a memória, através da análise dos relatos encontrados na autobiografia de Eloy de Souza. Jornalista, intelectual e parlamentar, Eloy de Souza teve suas impressões e reminiscências políticas registradas na obra Memórias, publicada em 1975, pelo escritor Sanderson Negreiros.  A partir de sua trajetória de vida pública e de suas relações com as particularidades da política do Rio Grande do Norte, ingressou na política nacional, sendo um dos integrantes da agremiação política conhecida como "Jardim de Infância" e um dos precursores na discussão sobre o problema das secas no Norte/Nordeste. Vislumbramos, a partir de seu discurso, construir mais uma perspectiva e perceber as nuances do campo político brasileiro nos primeiros decênios da República Brasileira.

Palavras-chave: Eloy de Souza, Memória, Política.

* Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestranda. Orientador: Prof. Dr. Renato Amado Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).