ST 03 A FACULDADE QUE FORJA MEMÓRIAS: O PAPEL DA ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA NA FORMAÇÃO DE UMA MEMÓRIA DE CAMPINA GRANDE (1952-1958).

RAFAEL PORTO RIBEIRO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente trabalho procura analisar a produção de uma memória sobre a cidade de Campina Grande - PB utilizando de discursos em volta da primeira instituição de ensino superior a se consolidar no local, a Escola Politécnica da Paraíba (1952-1975). Intencionamos investigar como os anos iniciais da Escola Politécnica foram retratados na mídia e no discurso de seus fundadores, relacionando esses discursos com o desenvolvimento de uma memória coletiva local. Ao tentar compreender o discurso favorável criado em torno da criação e consolidação da Escola Politécnica e suas relações com a criação de uma memória coletiva que obedeceria aos interesses de seus fundadores, procuramos contribuir para a discussão sobre os usos da memória e a influência do discurso midiático na formação da opinião pública sobre uma memória institucional.