REPRESENTAÇÃO DA MILITÂNCIA FEMININA NO PERÍODO DE DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL E A SUA AUSÊNCIA NO LIVRO DIDÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE

JANAINA VICENTE DA SILVA

Co-autores: LAIANNY CORDEIRO SILVA DE SOUZA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Neste texto, trataremos a respeito da militância feminina no período da Ditadura Civil-Militar (1964 - 1985), no Brasil, sendo relevante, para tanto, os textos de Susel Rosa (2013), Margareth Rago (2009 e 2012), Tania Swain (2011), dentre outros. Assim como, frisaremos a ausência deste tema em livros didáticos na contemporaneidade. Situação esta que exemplificaremos por meio de uma análise no livro didático Projeto Mosaico: história(2015) utilizado nas turmas de 9º ano, do ensino fundamental, das escolas públicas do município de Pilar (PB). Nosso propósito, portanto, com este estudo, é construir uma narrativa que demonstre como já foi posto por estes trabalhos que utilizaremos como embasamento, que as mulheres através da sua militância ocuparam, também, um papel fundamental na História deste país contra a Ditadura Civil-Militar.