UM PACTO DE PAZ: OS COMUNISTAS CEARENSES NA CAMPANHA CONTRA O USO DE ARMAS NUCLEARES NO CEARÁ (1950-1951)

NATÁLIA DE ASSIS BARBOSA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

ST 7- Partidos e representação política em perspectiva histórica

Um pacto de paz: Os comunistas cearenses na campanha contra o uso de

armas nucleares no Ceará (1950-1951)

Natália Barbosa

Aluna do Curso de História da Universidade Estadual do Ceará UECE/FECLESC. natalia.barbosa@aluno.uece.br

O presente trabalho pretende analisar através dos jornais da grande imprensa como os comunistas desenvolveram no estado do Ceará a campanha contra o uso de armas atômicas, a qual ficou conhecida pela expressão "Apelo de Estocolmo". A referida campanha foi incorporada ao Movimento pela Paz em março de 1950, com a realização da terceira sessão plenária do Comitê Mundial dos Partidários da Paz, em Estocolmo, que tinha o objetivo de realizar em todo o mundo diversas campanhas de natureza pacifista. Seguindo a linha pacifista do Partido Comunista da União Soviética, a campanha era dirigida a todos os partidos comunistas, cujo objetivo era obter assinaturas para formação de abaixo-assinados contra o uso da bomba atômica e a eliminação dos arsenais atômicos existentes até aquele momento. O apelo mobilizou milhões de pessoas em todo o mundo nos anos de 1950 e 1951, com grande repercussão nas cidades cearenses, como podemos perceber através de um noticiário do jornal Diário do Povo, o qual menciona o total de 180 assinaturas colhidas apenas na cidade de Quixadá-CE.

Palavras-chave: Comunismo. Imprensa Cearense. Campanhas pela Paz.