A RELAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS RADIOFÔNICAS E O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NA DÉCADA DE 1960

MARIA CAROLINA XAVIER DA COSTA

Co-autores: MARIA CAROLINA XAVIER DA COSTA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Maria Carolina Xavier da Costa

Bacharelanda em História/Bolsista PIBIC CNPQ/UFRN

caroliinaxaviier@hotmail.com

Orientador: Dr. Renato Amado Peixoto

PPGH/DEHIS/UFRN

ST 3 - Política e Movimentos Sociais no Brasil no século XX

Na década de 1950 o governo federal diagnosticou que o analfabetismo era um obstáculo ao desenvolvimento do Brasil e a partir disto passou a fomentar experiências, métodos e cursos que promovessem a educação de massa e a reformulação da educação nacional, com a disseminação da cultura escrita, tentativa de erradicação do analfabetismo funcional e o aumento do número de estudantes nas escolas. Neste momento, devido às mudanças na Campanha Nacional de Alfabetização de Adolescentes e Adultos (CNAA) surge por meio de uma articulação do MEC com as editoras e com a Igreja Católica uma perspectiva de conscientização e politização das massas, representada, por exemplo, pela disseminação das histórias em quadrinhos que, no intuito de apresentarem as grandes figuras do Brasil, produziram histórias de santos católicos como importante recurso didático e pela criação já em 1961 do Movimento de Educação de Base (MEB), uma parceria do governo com a CNBB.

Nosso trabalho propõe-se a discutir as origens dessa conscientização e politização ao tomar como estudo de caso as Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte na década de 1960 por elas serem o centro do Movimento de Natal, movimento social católico praticamente desconhecido pela historiografia e responsável por responder às demandas sociais deste estado após a Segunda Guerra. Fazemos notar que o MEB foi uma ampliação a nível nacional da experiência norte-rio-grandense com as Escolas Radiofônicas. Neste sentido, nosso objetivo é analisar as ideias disseminadas nos materiais produzidos pelo MEB e relacioná-las às Escolas radiofônicas, pensando as tensões entre a realidade local e a nacional.

Para alcançar este objetivo, analisaremos uma cartilha feita pelo MEB que tinha por intuito apoiar as atividades educativas via rádio, buscando a promoção da formação política, social e educacional da população por meio de seu material didático-pedagógico. Tal fonte integra o Arquivo da Arquidiocese de Natal e foi digitalizada pelo Grupo de Pesquisa 'Catolicismo e Política no Mundo Contemporâneo'.

Palavras- chave: Movimento de Educação de Base (MEB); Movimento de Natal; Campanha Nacional de Alfabetização de Adolescentes e Adultos (CNAA).