"O BRASIL É O SÍTIO DO VOVÔ": OS NOVOS BAIANOS E O IDEAL NACIONAL REVISITADO

DIOGO PIMENTA PEREIRA LEITE

Co-autores: DAVIANA GRANJEIRO DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente artigo pretende analisar as representações construídas pelo conjunto musical Novos Baianos, enriquecendo o debate sobre as questões que permeiam o imaginário coletivo nacional através das apropriações do futebol e da música como elementos mediadores do sentido que se dá ao nacionalismo brasileiro. Revisitando as obras de Gilberto Freyre (1998), Mário Filho (2004) e Villén Flusser (1998), conjuntamente com a análise de músicas do grupo musical em questão, adaptadas ao contexto político da Ditadura Militar brasileira, proponho resgatar o debate ideológico com as semelhanças e as disparidades entre as visões sobre o Brasil de uma determinada contracultura e a construção da nacionalidade. Nesse sentido, se torna de suma importância trabalhar com o Movimento Tropicalista e as importantes contribuições de autores como Carlos Calado (1997) e Marcos Napolitano (2002), para uma maior precisão sobre a periodização do que passa a se tornar Música Popular Brasileira, e as suas influências na órbita político-social do país.