"MATÉRIA DE SALVAÇÃO PÚBLICA": ENSINO E EDUCAÇÃO NO CEARÁ DA DÉCADA DE 1940.

MANUELLE ARAÚJO DA SILVA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

"Matéria de Salvação Pública": Ensino e Educação no Ceará da Década de 1940.
Manuelle Araújo da Silva
João Ernani Furtado Filho (Orientador)
1- História Política, História das Ideias e Meios de Comunicação- Luis Carlos dos Passos Martins (PUC-RS).
Palavras chave: Educação e Imprensa, Educação Social, Instrução Escolar.
A presente investigação se propõe a refletir acerca das interseções entre temáticas educacionais nos anos 1940 no Ceará e a dimensão das ideias políticas envolta nessas construções de finalidades para a Educação e para o Ensino. A comunicação analisará fontes oficiais do Ministério da Educação e Saúde, em articulação com jornais cearenses que discutiram questões de Ensino e Educação em suas páginas. Dentre eles, destaca-se a Gazeta de Notícia, popular matutino diário da capital, por sua maior abordagem relativa ao problema da Educação. Assim, o presente trabalho lida, prioritariamente, com as múltiplas articulações possíveis entre Educação e Imprensa. Para além da imprensa pedagógica, objetiva-se pensar os pontos de articulação entre os âmbitos citados. Nesse sentido, questões referentes à censura aos impressos na primeira metade da década de 1940 são importantes para problematizar as condições de produção das fontes. Interessa perceber os usos e os objetivos dessa Instrução/Educação, situada em um período histórico onde há o final do regime autoritário chamado Estado Novo e o contexto da redemocratização brasileira. O objetivo geral da pesquisa é analisar como se articulam discursos sobre o que seria considerado instrução escolar e o que se propalava como educação social pautada na moral, na disciplina e no civismo, sob a égide do progresso pátrio, que pretendia alcançar uma pureza moral, uma pureza dos costumes da população. No que concerne aos procedimentos metodológicos que norteiam a pesquisa, tem-se por escopo transitar entre o micro e o macro no embaralhamento das lógicas sociais, como também realizar o processo inverso, caracterizando, portanto, jogos de escala, como pondera Jacques Revel.