Anais do Evento ENCONTRO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA - EDIÇÃO METROPOLITANA

ENCONTRO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA

A HORA DA FILOSOFIA É AGORA!

O Encontro Cearense de Professores de Filosofia, que teve sua segunda edição em 2019, buscou aglomerar os pesquisadores sobre o ensino de Filosofia, professores das diversas etapas da educação básica e interessados em geral nas questões referentes a educação e o ensino de Filosofia, especialmente na educação básica.
Resultante do anseio dos professores de Filosofia da Educação Básica que compõe o Fórum de Professores de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o evento preenche uma lacuna, presente em várias áreas da educação, que é estimular o diálogo e colaboração dos profissionais de uma área de saber, no caso a Filosofia.
Dos resultados do evento, surge esse espaço digital, os ANAIS DO ENCONTRO CEARENSE DE PROFESSORES DE FILOSOFIA, no qual compartilhamos os trabalhos apresentados pelos professores na forma de comunicação oral e painel. Desse modo, entendemos que esse espaço colabora com a melhoria do ensino de Filosofia, quiçá do Brasil, por compartilhar experiencias docentes e pesquisas acadêmicas que surgem como ferramentas importantes para o trabalho docentes dos professores de Filosofia, especialmente os da Educação Básica (Ensino Médio).
Das parcerias, citamos a colaboração da SEDUC/CE, da UFC, da UVA, do IFCE, da UFCA, do PROFFILO, da SINDUECE, da APEOC, da ANPOF, da ESCOLA ESPAÇO VIDA. Junto a essas instituições, vale citar as instituições que colaboraram com a disponibilidade de profissionais para a realização do evento, como a UERJ e a UFMG.
A organização do evento, representado pelo Fórum de professores e pelo Curso de Filosofia da UECE, festejamos a criação deste espaço que surge como resistência em tempos de ataques à Filosofia no Brasil e no mundo.

A HORA DA FILOSOFIA É AGORA.
Fórum de Professores de Filosofia da UECE.

Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.