O COMPASSO

VANESSA FERNANDES SILVA

Co-autores: DAVI MENDONÇA MAIA, FRANCISCO LUCAS DE LIMA CARNEIRO, JOSÉ MAURO QUIRINO DA SILVA JÚNIOR / LUCAS DA SILVA RABELO, MATEUS DOS SANTOS DIAS / NEYLA ELLEN DA SILVA e THAIS MARIA DA SILVA LEMO / YNARA DA SILVA LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho trata-se da Geometria Euclidiana, em particular da utilização do compasso, uma vez que há vários tipos de Geometria. A morte de Alexandre, o Grande, gerou várias disputas entre os generais do exército grego mas em 306 a.C., o controle da parte egípcia do império passou às mãos de Ptolomeu I e uma de suas primeiras criações foi uma escola ou instituto conhecido como Museu, em Alexandria. Chamou um grupo de sábios como professores, entre eles Euclides, o compilador de Os Elementos, que é o texto matemático de maior sucesso de todos os tempos. O grande organizador da geometria foi Euclides (300 a.C). Porém a história do compasso provavelmente iniciou-se as margens do rio Nilo, com o intuito de dividir as terras para os agricultores. Um compasso é um instrumento de desenho para desenhar arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo, construir um hexágono regular, ou achar o centro de uma circunferência entre outros.