Laboratórios da UECE e IFCE firmam parceria com instituto de faculdade em Buenos Aires
7 de novembro de 2019 - 08:00
Laboratórios acadêmicos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE) firmaram parceria com o Instituto de Estudos da América Latina e Caribe (IEALC), vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA).
No mês de outubro, os coordenadores do Laboratório do Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (Cetros/UECE), Epitácio Macário, do Centro de Estudos Latino-Americanos (Cesla/IFCE), Aquiles Melo, e do Centro de Estudos Políticos e Sociais (Centelhas/IFCE), David Montenegro, discutiram acordo de cooperação e parceria com a diretora do Instituto de Estudos da América Latina e Caribe (IEALC/UBA), Mabel Thwaits Rey.
O IEALC, com sede na cidade de Buenos Aires, é vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (http://iealc.sociales.uba.ar) e tem forte tradição em estudos e pesquisa sobre “Nuestra América”. O Instituto congrega estudiosos das particularidades que condicionam a inserção da região na arena global.
Mabel Rey destaca o “interesse em realizar o convênio de cooperação com os grupos de pesquisa da UECE e do IFCE”. “A parceria com o IEALC, será iniciada por meio do compartilhamento da produção acadêmica dos parceiros e da implantação de projetos comuns”, completa a pesquisadora. Discutiu-se, além disso, a possibilidade de intercâmbio e de colaboração na realização de palestras presenciais e por meio das mídias sociais.
O coordenador do Cetros/Uece, Epitácio Macário, entregou o livro “Dimensões da Crise Brasileira: dependência, trabalho e fundo público”, produto do VI Seminário do Laboratório, ocorrido em 2018. Na ocasião, expôs o projeto do Seminário, que ocorre bienalmente, e lançou convite para participação do IEALC na edição prevista para o próximo ano.
Faz parte da cooperação o acompanhamento do estágio de pós-doutorado de David Montenegro, em curso, pela pesquisadora Mabel Rey, que também emitiu carta-aceitação para supervisão do estágio de Epitácio Macário, na Universidade de Buenos Aires.
A importância da cooperação com o IEALC
Para o professor de Economia Política na UECE, Epitácio Macário, “a cooperação entre os laboratórios Cetros, Cesla e Centelha com o IEALC abre a oportunidade de elevação das pesquisas a um patamar que abarque as realidades locais e os traços que as unificam em escala de América Latina”.
Na mesma direção, o coordenador do Centelha, David Montenegro, afirma que a parceria abre possibilidades extraordinárias do compartilhamento de “estudos e pesquisas sobre questões cruciais que atravessam o continente latino-americano”. Integrar esforços de estudo e interpretação da estrutura e da conjuntura histórica do continente, diz o professor do IFCE, “é central no atual momento em que se aprofundam o (neo)extrativismo, a espoliação dos territórios e dos recursos naturais e se impõem regimes políticos autoritários e violentos”.
O cientista social e professor do IFCE, Aquiles Melo, retornou de Buenos Aires com análises sobre Argentina e Chile feitas por Mabel T. Ray e Hernán Ouviña, ambos investigadores da Universidade de Buenos Aires e membros do IEALC. Os vídeos serão postados no canal do Youtube do Cesla e comporão o projeto Observatório da Realidade Latino-Americana (Orla). “A parceria dos laboratórios da UECE e do IFCE com o IEALC marca uma etapa superior de expansão do conhecimento científico que é produzido aqui no Nordeste”, afirma o professor Melo, que é fundador e atual coordenador do Cesla.
A integração de esforços de estudo, pesquisa e cooperação com a Universidade de Buenos Aires, por meio do IEALC, diz Aquiles Melo, “mostra que o Cetros alcançou novo nível de maturidade ao refletir não somente sobre conjuntura local e nacional, posicionando-se dentro dos centros de referência da produção científica latino-americana”.