Linhas de Pesquisa

 

Área de Concentração: Cultura, Memória, Ensino e Linguagens

 

Os três conceitos que compõem a área de concentração são fundamentais para os estudos de Humanidades, na perspectiva interdisciplinar. A cultura envolve todos os saberes produzidos por todas as comunidades em diferentes tempos e espaços sociais; a memória é entendida como a forma de guardar as identidades e as manifestações culturais dos povos e o ensino, por sua vez, socializa o conjunto de saberes e registros. Dessa forma, o MIHL, com a única área de concentração em Cultura, Memória, Ensino e Linguagens, pretende aprofundar o conhecimento e a cooperação entre os saberes que abordam os discursos, as práticas e as representações humanas, a construção das identidades nos vários segmentos sociais, bem como os registros históricos desses processos, no âmbito da cultura e da memória histórica. Pretende-se estudar como os processos educacionais e discursivos contribuem para a construção dos sujeitos sociais e suas experiências.

Áreas relacionadas: Antropologia, Artes, Ciência Política, Comunicação, Educação, Filosofia, História, Linguística, Literatura, Sociologia.

Linhas de Pesquisa: 03

 

Linha 01: Memórias e Historicidade

 

Nesta linha, acolhem-se pesquisas que trabalham com a recuperação de vozes e/ou textos que representam sujeitos que os compõem, na expressão do seu discurso, relevante contribuição para a compreensão das relações de poder, das interações sociais conflituosas, das formações das culturas e das identidades e dos processos históricos nos quais atuaram e atuam. Estudam-se as relações da história e da ficção. Também nessa área insere-se o estudo das práticas de políticas públicas nas quais a expressão das hierarquias e relações sociais se expressam por documentos oficiais e/ou textos ficcionais, possibilitando a discussão destas construções discursivas que desafiam a promoção de novos paradigmas discursivos.

 

Linha 02: Gênero, Raça e Identidades

 

 

Nesta linha, acolhem-se pesquisas que tomam como princípio a discussão do aspecto político da cultura, considerando a problematização teórica que envolve seu conceito e o desdobramento nas relações entre identidades e diferenças. A linha abriga o estudo das razões políticas, sociais e teóricas que envolvem a formação das contemporâneas identidades culturais, suas implicações epistemológicas e os discursos que se produzem sobre essa questão. Nesse contexto, integram-se os estudos sobre as relações raciais e culturais, sobre as tradições originadas das relações entre etnias, os estudos de gênero como um sistema de representações e sua influência na formação cultural, as migrações e as territorialidades, o multiculturalismo e suas implicações na contemporaneidade, as conexões entre as políticas públicas, as relações de poder e os discursos.

 

 

Linha 03: Ensino e Linguagens

 

Nesta linha, acolhem-se pesquisas que compartilham os estudos relacionados à história, à linguagem, à educação, à literatura, à arte e ao desenvolvimento de tecnologias e recursos de ensino que colaboram no desenvolvimento humano durante o processo da cultura escolar. A linha busca refletir, sob a luz dos processos históricos, as construções teóricas e práticas educacionais nas áreas acima relacionadas e os desdobramentos dessas construções, propondo a revisão de paradigmas e a participação na constituição das identidades nas sociedades.