Projetos de Pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA DOS(AS) PROFESSORES(AS):

 

1. Profa. Dra. Ana Maria Pereira Lima

 

MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E ANÁLISE DO DISCURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICAS

 

Os projetos de letramento (leitura e escrita) associados às tecnologias oferecem a possibilidade de extrapolar o tempo de execução, além de requerer pouco ou nenhum recurso financeiro. Os celulares assumem funções primordiais, e os hábitos, culturas e modos de trabalho passam por meio dessa ferramenta a serem compartilhados em tempo real. Nesse sentido pretendemos analisar propostas de intervenção no fazer docente que desenvolvam o letramento digital, articulando tecnologias e usos digitais nas escolas, envolvidos com práticas multiletradas, multiculturais e multimodais vinculados a diferentes vertentes teóricas (Análise de Gêneros, Semiótica Social, Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Linguística Aplicada entre outras), que tenham como objetivo compartilhar experiências ou propor avanços teóricos ou epistemológicos para o ensino mediado pelas redes sociais e/ou pelos dispositivos móveis.

 

2. Prof. Dr. Assis Daniel Gomes

 

MIGRAÇÃO, COSMOPOLITISMO E CIÊNCIA: OS REFUGIADOS E A POBREZA NA HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA E DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA

 

Neste projeto de pesquisa usaremos o pensamento de Jacques Derrida sobre a hospitalidade a fim de instrumentalizá-lo em prol de uma reflexão sobre os refugiados na História da América Latina e da África contemporânea, focalizando o que para Derrida deve ser o agir do Estado nessa circunstância. Para isso, escolhemos situações históricas e sociais específicas para essa reflexão, ou seja, os elementos sociopolíticos da América Latina e do continente africano. Tal proposta investigativa é a continuidade da pesquisa monográfica desenvolvida no curso de especialização do Programa de pós-graduação em Filosofia e Teoria do Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas): “A hospitalidade em Jacques Derrida e os refugiados na História do Tempo Presente no Brasil”. Este projeto liga-se a linha 2: Gênero, raça e identidades no Mestrado Interdisciplinar História e Letras (Mihl) da Universidade Estadual do Ceará (UECE-FECLESC), campus Quixadá. Especialmente, o que toca nos estudos sobre as migrações e as territorialidades, o multiculturalismo e o seu impacto na história da América Latina e África Contemporânea, os elos entre as políticas públicas, as relações de poder e os discursos. As matérias jornalísticas divulgadas nas plataformas digitais serão utilizadas como fontes históricas midiáticas neste trabalho – por exemplo, temos nelas uma diversidade de narrativas sobre esses acontecimentos. Portanto, o nosso problema de pesquisa é o seguinte: como os corpos desses sujeitos movimentaram uma carga de sensibilidade e emoções que provocaram reações positivas, ou negativas, que construíram um ethos institucional e da hospitalidade? Nesse intuito, pensaremos como a migração, especialmente o caso dos refugiados na história da América Latina e na África Contemporânea. Olhando como os discursos das ciências e da pobreza impactaram o aumento de determinados fluxos migratórios internos. Por exemplo, no período estudado vivenciamos uma crise econômica e um pandêmica de impacto local, regional e internacional.

 

3. Profa. Dra. Daniele Barbosa Bezerra

 

MEMÓRIA DE PROFESSOR E DA EDUCAÇÃO NO CEARÁ

 

O professor Joaquim da Costa Nogueira dedicou-se à educação, em Fortaleza, no período de 1904-1934. Fundou o Instituto de Humanidades (1904) e o Collegio Nogueira (1918) que ficaram na história da educação cearense pela vanguarda de suas experiências pedagógicas. Esta pesquisa reconstitui o percurso profissional, os projetos escolares e educacionais fomentados por ele; identifica os teóricos que o alicerçaram em sua vida profissional, assim como as leituras que o balizaram na construção do saber. A somar com a sua atividade de educador apresenta-se, uma outra faceta de Joaquim Nogueira, a de editor de livros. Proprietário da Typhographia Escolar, junto ao seu filho, José Mendonça Nogueira, foram responsáveis por diversas publicações de caráter didático, além de outros gêneros, tais como: a Revista Escolar, o Anno Escolar, o Baralho Arithmetico, As Lições Progressivas das Primeiras Letras, Lições de Arithmetica, o Anuário Cearense; o jornal, Bandeirante; a Miscellanea, o Indicador Cearense, o periódico Bric à Brac. Além disso, identifica-se os personagens coadjuvantes da sua história, em sua Teia de Sociabilidades, que até então, permanece ignorada pela historiografia. O diálogo com autores do porte de Ricoeur, Le Goff, Dosse, Wolff, Veyne, foram fundamentais para a construção dessa pesquisa. A relevância desta biografia para a história da educação deve-se à possibilidade de compreensão de suas práticas educacionais, além da necessidade de situá-lo na sociedade das três primeiras décadas, no Ceará, a partir dos vínculos profissionais com educadores e intelectuais de outros estados e países. Conclui-se que o nome de Joaquim da Costa Nogueira é de extrema relevância para a história da educação no Ceará e não pode ser ignorado pelos investigadores da área.

 

4. Prof. Dr. Edmilson Alves Maia Júnior

 

MÚLTIPLAS CHAVES PARA DIVERSAS GRADES: SOCIABILIDADE, COMPORTAMENTOS E USOS DA TELEVISÃO EM QUIXADÁ NA DITADURA. 1964-1985

 

Nessa pesquisa daremos continuidade a investigação iniciada no Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Ceará em 2017, ao estudarmos aspectos da indústria cultural em Quixadá na ditadura de 1964-1985, a partir de narrativas de sujeitos históricos que vivenciaram a chegada da energia elétrica e da televisão. Buscamos compreender subjetividades em ação com seus critérios e interesses e dadas mobilizações do imaginário de uma sociedade que vivia de forma específica a estruturação da televisão e seu fluxo promovida em meio a expansão do mercado de bens simbólicos no país. Analisamos a historicidade do passado e de versões sobre ele destacadas em seus interesses e seletividades. Dessa forma, a historia oral como metodologia principal possibilita estudarmos determinados atores sociais e narrativas sobre suas vidas e tramas da modernização conservadora em Quixadá. As relações que estabeleceram com meios de comunicações em sua sociabilidade no Sertão Central em uma discussão sobre o tempo presente e múltiplas relações com o passado. Assim, o foco central será desenvolver roteiros, realizar, transcrever e interpretar entrevistas com pessoas que viveram esse processo da chegada da televisão na cidade em diversos momentos, e em distintas posições. Com isso, levantaremos e interpretaremos dimensões da vida social e da sua transformação pelos usos da TV no cotidiano durante o período da ditadura. Estudaremos ações pretéritas e como falaram delas no presente. Criamos chaves de interpretação para múltiplas grades experimentadas. Das janelas, ou portões, das casas dos outros, grades nas praças que sustentavam, e prendiam, as TVs, o fluxo televisivo que pretendia ser uma grade a moldar o tempo.

 

5. Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes

 

HISTÓRIA DA VIOLÊNCIA NO CEARÁ EM REGISTROS ESCRITOS NOS SÉCULOS XVIII E XIX: EDIÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS

 

O proponente deste projeto, desde 1998, desenvolve pesquisa com a documentação do Ceará produzida nos séculos XVIII e XIX, guardada no Arquivo Público do Estado do Ceará-APEC. Em 2010 criou o grupo de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará – PRAETECE, em 2012 ingressou como docente no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada-PosLA e, em 2016, no Mestrado Interdisciplinar em História e Letras-MIHL, ambos da Universidade Estadual do Ceará.  Suas pesquisas se realizam no âmbito dos dois programas com alunos de mestrado e doutorado, como também na graduação com bolsistas de IC dos Cursos de Letras e História da FECLESC, tendo como objetivos levantar, editar e analisar a documentação histórica da antiga capitania do Ceará produzida nos períodos colonial e imperial, relativa a vários assuntos cujos ecos ainda reverberam na sociedade atual. Os resultados das pesquisas já realizadas são trabalhos de conclusão de cursos de graduação -TCC, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros, capítulos e artigos que analisam elementos filológicos, históricos e linguísticos dos documentos. A proposta deste presente projeto guarda-chuva é congregar os pesquisadores egressos da pós-graduação (os doutores) e os que estão em formação doutorandos, mestrandos e graduandos para contribuir no processo de sua formação permanente, que por meio de subprojetos, pesquisarão os diferentes grupos sociais vitimados (crianças, mulheres, pessoas escravizadas, indígenas e camponeses) que sofriam a violência cotidiana, bem como a violência institucional. As etapas da pesquisa constam do levantamento dos documentos no APEC e de outras fontes, da edição filológica e da descrição codicológica, do levantamento e análise dos tipos de violências praticadas, dos instrumentos e das práticas linguageiras que contribuem para a compreensão das práticas violentas. Dessa forma pretende-se contribuir para a constituição da história da violência no Ceará, trazendo os dados do passado, que podem contribuir para compreender o presente.  Os documentos editados serão analisados pelos pesquisadores em seus estudos e, também, disponibilizados ao público em geral, que tenha interesse pelo assunto. Espera-se a produção de muitos produtos em forma de artigos científicos, dissertações, teses e outros gêneros acadêmicos. Pretendendo-se colaborar de forma crítica com os estudos linguístico-filológicos e históricos engajados em questões sociais e trazer dados do passado para compreender o presente da sociedade no que tange ao tema proposto.

 

Palavras-chave: Violência; Edição semidiplomática; Estudo Linguístico; Estudo Histórico-Social; Filologia textual.

 

6. Profa. Dra. Fátima Maria Leitão Araújo

 

DOS ESPAÇOS ESCOLARES E DE MILITÂNCIA POLÍTICA À SALA DE AULA: PERCURSOS FORMATIVOS E EXPERIENCIAIS DE EDUCADORAS BRASILEIRAS (1950 2000)

 

Esta investigação busca traçar os percursos formativos e experienciais de meninas-moças e jovens que outrora combateram a ditadura civil-militar brasileira. Essas mulheres se tornaram professoras, o que nos instiga a conhecer suas trajetórias profissionais, buscando elementos das experiências de militância política na constituição do ser professora. Assim, nesta investigação, buscamos identificar os percursos encetados por mulheres brasileiras no que se refere às suas trajetórias educacionais e, dessa forma, compreendermos o papel da escola e/ou de outros espaços formativos como contributo no processo de politização de tais personagens, levando-as a assumirem posturas incomuns ao que era esperado/exigido pela sociedade em relação ao sexo feminino. Neste estágio da pesquisa, já desenvolvida há algum tempo, buscamos extrapolar os limites do estado do Ceará e ir em busca de sujeitos com o mesmo perfil em outros estados brasileiros, notadamente em Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Perseguindo tal mister, nos utilizamos da biografia como abordagem que vivifica as narrativas que envolvem trajetórias individuais, como forma de apreensão do passado. Neste sentido, a biografia, a despeito de se apresentar como um recurso metodológico carregado de controvérsias, tem se destacado nas última décadas pelo crescente interesse por parte de historiadores e de outros pesquisadores das ciências humanas e sociais. Além da fonte oral são utilizadas fontes documentais e hemerográficas. Quanto aos sujeitos de pesquisas são mulheres que se encontram, hoje, em faixa etária entre 65 a 75 anos (aproximadamente). A amostragem proposta é de 6 educadoras, duas de cada estado. A internet constituir-se-á ferramenta para a coleta de dados da pesquisa, quando da impossibilidade de deslocamento aos lócus de pesquisa.

 

7. Profa. Dra. Isaíde Bandeira da Silva

 

Projeto 01: O PATRIMÔNIO CULTURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: A PESPECTIVA INTERDISCIPLINAR EM FOCO (PNLD 2017-2019)

 

Nesta pesquisa temos como objeto de investigação o patrimônio cultural, em especial nos âmbitos: material, imaterial e natural, conforme designação do artigo 216 da nossa Constituição Federal. O nosso objetivo é analisar como o patrimônio é abordado nos livros didáticos de História das séries finais do Ensino Fundamental, com foco especial na perspectiva interdisciplinar. Partiremos das seguintes indagações: Qual é o conceito de patrimônio que permeia os conteúdos do Ensino de História? A interdisciplinaridade tem espaço na abordagem patrimonial? Se afirmativo: Como? De que forma o patrimônio material é exposto nos textos, imagens e atividades dos livros didáticos? Como o patrimônio imaterial é apresentado nos livros didáticos de História? O patrimônio natural permeia os conteúdos do Ensino de história veiculados nos livros didáticos? Dentre os teóricos que dialogamos destacamos GONÇALVES (2007), PEREGRINO (2012), SILVA (2014) e FONSECA (2010). Utilizaremos como metodologia uma investigação nos documentos oficiais sobre a disciplina de História no Ensino Fundamental, como nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Curriculares para Educação Básica (DCN) e na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), buscando identificar quais são as diretrizes que estes documentos fomentam sobre o patrimônio cultural e interdisciplinaridade. Teremos como fonte de pesquisa direta quatro coleções de livros didáticos de História (cada coleção tem 4 volumes) das séries finais do Ensino Fundamental, que foram aprovadas no último Guia do Programa Nacional do Livro Didático, do triênio 2017-2019, dentre elas as duas coleções mais adotadas nos municípios de Quixadá e Fortaleza. Reafirmamos a necessidade do registro e análise de como o patrimônio cultural e a interdisciplinaridade são veiculados nos livros didáticos de História para melhor compreendermos nossa História social.

 

Projeto 02: “AS APROPRIAÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: OLHARES DOS PROFESSORES DO CREDE 12 NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ”

 

Nesta pesquisa temos como objeto de pesquisa o Livro Didático do Ensino Médio.Visamos analisar como é explorado, trabalhado e vivido o Ensino de História no Ensino Médio através do Livro Didático de História e seus respectivos Manuais do Professor. Teremos como campo de investigação os municípios que estão sob a gerência da CREDE[1] 12 no Sertão Central do Ceará (sede localizada em Quixadá), que são ao todo oito (8) municípios: Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Quixadá e Quixeramobim. Partiremos das seguintes indagações: Como foi o processo de escolha dos livros didáticos de História adotados no Ensino Médio? Como a História é retratada nesses livros didáticos aprovados no último Guia do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (triênio 2018-2020)? Quais são as abordagens históricas e orientações metodológicas que permeiam os Manuais dos Professores dos Livros Didáticos de História adotados? Quais são as apropriações pedagógicas que os professores fazem dos Livros Didático de História, bem como dos Manuais dos Professores que compõem estes livros para fazer seus planos de aula? De que forma o Livro Didático de História é explorado no cotidiano da sala de aula pelos professores? Utilizaremos como metodologia uma investigação nos documentos oficiais sobre o Ensino Médio, como nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Curriculares para Educação Básica, no último Guia de Livros Didáticos do PNLD, bem como na 3ª. Versão da Base Nacional Comum Curricular-BNCC do Ensino Médio (enviada em abril de 2018 para o Conselho Nacional de Educação), além dos próprios Livros Didáticos de História, incluindo os Manuais do Professores, adotados nas escolas onde trabalham os professores pesquisados. Em seguida faremos entrevistas semiestruturadas com dezesseis (16) professores de História do Ensino Médio que trabalham nos municípios que estejam sob a responsabilidade da CREDE 12, sendo dois (2) professores por município. Reafirmamos a necessidade do registro e análise da história ensinada para melhor compreendermos o espaço socioeducacional cearense a partir do vivido no cotidiano escolar através de um dos recursos pedagógicos que faz parte de uma política pública nacional: o livro didático.

 

8. Profa. Dra. Jaquelânia Aristides Pereira

 

LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES: DESAFIOS E PROPOSTAS

 

Projeto de pesquisa voltado para a problemática do 1257 letramento literário, com ações junto a alunos da educação básica de Quixadá e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia da FECLESC/UECE. A partir das ideias de Edgar Morin (2004; 2005) sobre os saberes necessários para uma educação promissora, das propostas de letramento literário de Cosson (2016; 2014) e das sugestões de aplicação dos métodos de Bordini e Aguiar (1998), repensadas por Pereira (2010).

 

9. Prof. Dr. José Wellington Dias Soares

 

LITERATURA E HISTÓRIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

 

Atualmente a ideia de fonte histórica vem se ampliando, devido às novas teorias e metodologias da historiografia compreenderem que existem outros discursos, além do documento oficial, que representam um testemunho de acontecimentos históricos. Assim, a literatura – apesar da sua especificidade como obra de arte e ficção – registra elementos da realidade social que, muitas vezes, dialogam com as fontes oficiais, os jornais da época em que a obra foi escrita ou mesmo com o discurso historiográfico. Além de representarem – o escritor e a obra – um posicionamento histórico da época em que atuaram na sociedade, eles também se inserem em um momento específico da história. Dessa forma, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a produção literária no Brasil – especialmente o romance – na perspectiva da história social. Isso significa que a literatura é tomada aqui como um problema histórico a ser explorado e analisado, sem perder de vista seus elementos específicos. Considerada como testemunho histórico de uma época, a literatura será inserida no movimento da sociedade, investigada nas suas redes de interlocução social e analisada a forma peculiar como constrói ou representa a sua relação com a realidade social e histórica.

 

10. Profa. Dra. Keila Andrade Haiashida

 

ESTUDOS BIOGRÁFICOS DE PROFESSORES E LITERATOS DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE: PRÁTICAS EDUCATIVAS E PRODUÇÃO ESCRITA

 

Realiza e orienta estudos biográficos com professores e literatos do sertão central cearense com ênfase em suas práticas escritas, identificando a contribuição desses atores, recuperando vozes e/ou textos desses sujeitos, procedendo as análises documentais que permitam, por intermédio de sua história, compreender inúmeras variáveis, inclusive o contexto no qual estavam inseridos e suas práticas educativas.

 

11. Prof. Dr. Manoel Carlos Fonseca de Alencar

 

FRANKLIN TÁVORA E A INVENÇÃO DA CULTURA POPULAR NORTISTA

 

Franklin Távora é um escritor cearense que teve destaque no pensamento social brasileiro no último quartel do século XIX. Ao lado de outros escritores nortistas, como é o caso do também cearense Araripe Junior e do sergipano Silvio Romero foi responsável pela introdução no Brasil de um novo paradigma de compreensão da realidade do país, alicerçado nas ideias cientificistas que grassavam na Europa. Esse “bando de ideias novas” trouxe por consequência um novo olhar sobre a realidade local e redefiniu a visão sobre o povo brasileiro. No caso de Távora, essa perspectiva o fez desenvolver um programa de cunho regionalista para a literatura e um uma nova forma de pensar sobre as tradições populares do Brasil. O autor propugnava uma maneira de entender as culturas populares pautada na observação e na fidelidade às realidades sociais do povo. Contudo, ele não foi bem um folclorista, pois em vez de coletar e publicar a matéria popular, transcriava-a para a forma literária. Logo, suas publicações são romances, contos e crônicas de costumes, e não coletâneas ou compêndios dos costumes populares. Em vista disso, é importante compreender quais os costumes Távora elegeu como os mais típicos da brasilidade, a relação destes com a sua proposta regionalista para a literatura e os seus métodos de coleta e transcriação da cultura popular.

 

12. Prof. Dr. Marco Antônio Lima do Bonfim

 

LINGUÍSTICA CRÍTICA E RAÇA NO BRASIL: POR UMA AGENDA ANTIRRACISTA NOS ESTUDOS CRÍTICOS DA LINGUAGEM

 

O termo Linguística Crítica (LC) foi cunhado, no âmbito dos estudos linguísticos, na década de 1970 por um grupo de linguistas no contexto britânico que se esforçou por combinar um método de análise linguística textual com uma teoria social do funcionamento das questões de poder e discriminação nas diversas formas do discurso (FAIRCLOUGH, 2001; FOWLER, et al, 1979; FOWLER, 2004). Ao longo de cinco décadas tal movimento impulsionou várias e diversas abordagens/ perspectivas críticas de análise da linguagem como prática social ao redor do mundo (RAJAGOPALAN, 2003; FAIRCLOUGH, 2003; MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006, MAGALHÃES, MARTINS, RESENDE, 2017, entre outros/as). A LC contribuiu para que tais estudos, na contemporaneidade, fossem guiados pela seguinte indagação: “qual o papel das práticas discursivas na criação, manutenção ou transformação de processos de exclusão social?” (FABRÍCIO; PLAZA-PINTO, 2013, p. 11). Portanto, considerando que a sociedade brasileira foi (e ainda é) forjada a partir de hierarquias raciais entre pessoas lidas socialmente como brancas e pessoas negras sob a forma do racismo antinegro e compreendendo que essa violência racial no Brasil é estrutural e estruturante de qualquer interação sociocomunicativa, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar performances/ atos de fala/ discursos antirracistas por meio de análises discursivo-pragmáticas de práticas sociais no âmbito das relações entre linguagem e raça no Brasil (Ceará). Para tanto, articula campos e abordagens transdisciplinares variados tais como os Estudos das Relações Raciais sob a ótica de pensadoras(es) negras(os) (BONFIM, 2022; BONFIM, 2023; CARNEIRO, 2023; GONZALEZ, 1988; GOMES, 2017; MUNANGA, 2020; RODRIGUES; BONFIM, 2023), Estudos Críticos sobre a Branquitude (BENTO, 2022; CARDOSO, 2020; SCHUCMAN, 2022), Estudos Afro-Latino-Americanos (ANDREWS; De LA FUENTE, 2018) aos Estudos Críticos da Linguagem convocando a Nova Pragmática (RAJAGOPALAN, 2010; SILVA, FERREIRA, ALENCAR, 2014) e os estudos sobre letramentos raciais críticos (FERREIRA, 2022) e de reexistência (SOUZA, 2011). Nesse sentido, serão acolhidos subprojetos que realizem estudos discursivo-pragmáticos de práticas sociais analisando as conexões entre linguagem e raça, mobilizando campos como a Nova Pragmática ou a Análise de Discurso Crítica. O escopo deste projeto de pesquisa contempla temas como Letramento racial crítico, Letramentos de reexistência da população negra, identidades raciais, política(s) de representação(ões) de sujeitos negros(as) e/ou brancos(as) acerca de suas práticas de letramento racial visando práticas discursivas com a finalidade de desnaturalizar o racismo cotidiano.

 

13. Prof. Dra. Maria do Socorro Pinheiro

 

ESTUDO DA LÍRICA ERÓTICA FEMININA DO SÉCULO XX E XXI

 

Este projeto de pesquisa está centrado na lírica erótica de autoria feminina e seu saber transdisciplinar. Assim sendo, pretendemos fazer um estudo sobre a poesia lírica erótica feminina, seu processo de construção e de identidade cultural que essa escrita representa. E ainda conhecer o pensamento poético como forma de entender a complexidade humana na dimensão individual, social e cultural a partir da voz feminina. Para desenvolvermos a pesquisa, faremos estudo da temática erótica em diálogo comas obras de Octavio Paz (1994, 2012) e George Bataille (2013), bem com as de Benedito Nunes (2011) e Antonio Candido (2000, 2011). Quanto ao aspecto metodológico, selecionamos a lírica erótica feminina produzida a partir do século XX, por diferentes poetisas, observando estéticas literárias, imagens e símbolos, numa perspectiva hermenêutica à luz de Bachelard (1988, 2001) e Paul Ricouer (2016).A poesia engendra um conhecimento estético e humano entremeado de significados transdisciplinares que desenvolvem a capacidade de pensar e sentir a vida, de acordo com a proposta de Edgar Morin (2014), que discute a força da literatura na formação humana, como um projeto de conhecimento que responde às necessidades prementes da vida. Isso ocorre porque a poesia aparece interligada a outras áreas do conhecimento (filosofia, mitologia, religião, antropologia, psicologia, geografia, ecologia, história e tantas outras), num diálogo que promove a elevação, promoção e socialização humana.

 

14. Prof. Dra. Maria Lenúcia de Moura

 

TEORIAS, MÉTODOS E PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EM PERSPECTIVA HISTÓRICA:

 

O projeto de pesquisa aqui descrito tem como objetivo desenvolver e orientar reflexões/estudos no âmbito de metodologias de ensino, corroborando à reflexão crítica no âmbito da educação, da história e com possibilidades de contatos conceituais com o ensino de geografia e das linguagens que envolvem essas ciências. A proposição é que os estudos e pesquisas deverão ser realizados no ânbito das escolas públicas, com preferência na região do Sertão Central e estejam ligadas à Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico Cultural. O desenvolvimento dessas ações, ligadas às pesquisas serão fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica, com a reflexão em seus dispositivos filosóficos, históricos e didáticos, por sua vez fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, na compreensão da história tomando como base as determinações das condições materiais da existência humana. Refere-se à necessidade em compreender a educação no seu desenvolvimento histórico objetivo, cujo compromisso é a transformação da sociedade, e não a sua manutenção. Para Saviani (2008) a educação é determinada pela sociedade, mas essa determinação é relativa ao passo que a educação também interfere na sociedade, podendo contribuir para sua transformação. A PHC instrumentaliza(potencializa) os métodos e técnicas para o aprendizado na educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, com isso sua base filosófica, psicológica e didático-pedagógico permearão os trabalhos. Os projetos recebidos, por ventura, deverão ter por objetivo o desenvolvimento de métodos de ensino para sala de aula da Educação Infantil, Educação Básica e/ou Ensino Superior.

 

15. Profa. Dra. Maria Valdênia da Silva

 

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA FEMININA: PROPOSTAS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

A pesquisa constitui um estudo sobre o letramento literário, tendo como objeto de análise e reflexão textos em prosa da literatura afro-brasileira de autoria feminina. Trata-se de uma investigação, sob a perspectiva da crítica feminista, em especial, sobre a literatura de autoria feminina negra, aliada aos postulados de Bosi acerca da categoria da resistência e à sistematização metodológica elaborada por Rildo Cosson (2006) para o letramento literário como sugestão metodológica para a educação básica.

 

16. Prof. Dr. Nabupolasar Alves Feitosa

 

MODERNISMO E REGIONALISMO, TÃO PERTOS E TÃO DISTANTES: VISÕES DE GILBERTO FREYRE E JOSÉ LINS DO REGO

 

Este projeto visa a estudar relações de história e ficção, com destaque para o momento histórico, político, social e econômico dos anos 1920 e 1930 e a produção literária brasileira, com destaque para a chama Geração de 1930, especialmente o que nasceu da pena do escritor paraibano José Lins do Rego. Assim, fica sublinhado o interesse em se conhecer de forma mais aprofundada e incisiva o momento histórico do Brasil da primeira metade do século XX e dois importantes movimentos: O Movimento Regionalista do Nordeste e o Movimento Modernista de 1922.

 

Os estudos sobre o Movimento Regionalista do Nordeste, nascido nos anos 1920, e a produção literária iniciada da chamada Geração de 1930 têm passado pelo crivo de pesquisadores em várias instituições, no entanto, ao que parece, não tem havido compreensão das raízes desse movimento, suas principais causas, o que tem levado a inevitáveis distorções.

 

Outro engano no qual muitos têm se pautado é a noção de que a Geração de 1930 é rebento do movimento modernista de 1922. Antes mesmo de os jovens paulistas tomarem o teatro municipal naquele fevereiro de 1922, intelectuais nordestinos, com destaque para ospernambucanos, já discutiam a necessidade de a porção norte do País ser valorizada em sua identidade, manifestada de diversas maneiras, como a culinária, a arquitetura e aspectos urbanos. Muitas dessas ideias, opiniões e buscas eram expressas em textos publicados em jornais, como o Diário de Pernambuco.

 

Essas discussões não passaram despercebidas por Gilberto Freyre, sociólogo de vasta produção intelectual envolvido diretamente no movimento regionalista do Nordeste, e seu melhor amigo José Lins do Rego, romancista paraibano que observou atentamente o
desenrolar dos caminhos da literatura brasileira na primeira metade do século XX e trocou mais de uma centena de cartas com Freyre.

 

Embora possa parecer tema já superado, a relação entre o movimento modernista e o regionalismo está eivada de aspectos em que se aproximam e se afastam, e a forma como José Lins do Rego e Gilberto Freyre enxergam esses movimentos vai mudando ao longo do tempo. Isso se demonstra em diversos escritos de ambos os autores, mas principalmente nos deste último, dado que viveu mais tempo e foi alterando sua percepção dos fatos.

 

Diante deste cenário, surgiu a seguinte pergunta: Qual a relação entre o movimento regionalista do Nordeste e o movimento modernista paulista (pontos de toque, pontos de afastamento), e qual a visão que Gilberto Freyre e José Lins do Rego tinham desses dois movimentos? Surge assim o tema deste projeto: A relação entre modernismo e regionalismo: visões de Gilberto Freyre e José Lins do Rego. Surgem, daí, as seguintes hipóteses: os movimentos se aproximam no que se refere ao caráter de delineamento da identidade nacional; os movimentos se afastam em relação ao fato de o modernismo ser, inicialmente, voltado para o aspecto estético, ao passo que o regionalismo foi, na verdade, um movimento político, econômico e, no limite, cultura, voltado para o objetivo de se desvelar a identidade nacional; Gilberto Freyre e José Lins do Rego tinham resistência aberta ao movimento de 1922, e só mais tarde, depois que travam conhecimento com organizadores e patrocinadores do movimento, é que passam a aceitar as atividades do modernismo paulista e a destacar as virtudes do que se produzia e de seus autores; as cartas trocadas entre os dois autores revelam não haver interesse destes intelectuais com questões relacionadas à semana de 1922.

 

17. Profa. Dra. Regina Cláudia Pinheiro

 

Projeto 01: PREDLED – PRÁTICAS ESCOLARES PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DIGITAL

 

Este projeto objetiva observar como são realizadas, no laboratório de informática, as atividades de desenvolvimento de práticas de letramento digital de alunos, no âmbito da disciplina Língua Portuguesa, tendo em vista que esses usos são importantes para a inserção dos indivíduos nas sociedades. Esta pesquisa se constitui como um estudo de caso ou pesquisa-ação que se realizará nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

 

Projeto 02: ESTUDO E CRIAÇÃO DE UM BANCO DE ATIVIDADES DE LETRAMENTO DIGITAL PARA DISPONIBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

 

Este projeto visa a criar um banco de jogos atividades de letramento digital para o ensino de Língua Portuguesa que proporcionem, aos alunos, possibilidades de alfabetizá-los, letrando-os digitalmente. Para tanto, faremos pesquisas na internet de jogos educativos digitais, a fim de analisá-los. Além do mais, produziremos jogos e atividades de letramento digital a fim de que sejam depositadas em um banco e disponibilizadas para as escolas públicas. Esses jogos e atividades serão testados e analisados, através de pesquisas nas escolas.

 

18. Prof. Dr. Rodrigo de Albuquerque Marques

 

A PROVÍNCIA VAI À NAÇÃO: CULTURA E POLÍTICA NO SEGUNDO TEMPO MODERNISTA NO CEARÁ (1930 A 1960)

 

Estudo do Modernismo brasileiro em sua manifestação no Nordeste, especificamente no estado do Ceará. A pesquisa toma como objeto a produção literária e historiográfica cearense no período que vai de 1930 a 1960, abrangendo o início do grupo Clã e as atividades do grupo concreto. A participação de atores importantes do modernismo nacional, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e Raquel de Queiroz, no cenário local, será discutida a partir de fontes literárias, jornalísticas, documentais e bibliográficas. A pesquisa considera as relações entre literatura e política como essenciais para uma melhor compreensão do cânone modernista e da tradição literária que emergiu no Brasil na segunda metade do século XX. Para tanto, o escopo teórico norteador será o pensamento de Antonio Candido e de Raymond Williams, dentro da tradição marxiana que orienta estes pensadores sem prejuízo a outros autores da mesma linha como Luckás, Adorno, E. P. Thompson, Lucien Goldman e Angel Rama. O projeto também se destina a realizar a catalogação das principais obras poéticas, romanescas e teatrais surgidas no Ceará dentro do período recortado, sistematizando um conjunto de referências dispersas em publicações e acervos diversos.

 

19. Profa. Dra. Sarah Maria Forte Diogo

 

CONFIGURAÇÕES DA VIOLÊNCIA EM ROMANCES AFRO-BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS – FICÇÕES NEGRAS

 

Análise das configurações da violência em ficções negras – romances afro-brasileiros contemporâneos – com ênfase no exame dasformas de representar as violências em quatro romances afro-brasileiros lançados durante os anos 2000, a saber: Ponciá Vicêncio (2003), Conceição Evaristo; Um defeito de cor (2006), Ana Maria Gonçalves; Torto Arado (2019), Itamar Vieira Jr.; O avesso da pele (2020), Jeferson Tenório. Além desses romances, a proposta acolhe outras narrativas contemporâneas que tematizam as relações entre gênero, raça e identidades e os conflitos advindos desses entrelaçamentos.

 

20. Profa. Dra. Ticiane Rodrigues Nunes

 

LÍNGUA E CULTURA: AS REALIDADES DE LINGUAGEM DO CEARÁ

 

O presente projeto insere-se na linha 01, Memórias e historicidade, do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras, da Universidade Estadual do Ceará, e busca desenvolver um estudo voltado para a relação linguagem e cultura em grupos sociais, profissionais e regionais situados no Estado do Ceará. O estudo objetiva investigar a linguagem dos grupos pesquisados como uma manifestação cultural do Estado do Ceará e pretende analisar a identidade do povo cearense como um ator ativo social, cultural e linguisticamente. Buscamos também, com essas abordagens de estudos da linguagem, compor produtos lexicográficos, terminográficos e de outros aspectos lexicais que registram as tradições culturais de nosso Estado, a partir da linguagem utilizada pelos representantes desses grupos. A pesquisa se desdobrará em subprojetos (pesquisas de doutorado, de mestrado, de especialização, de graduação e de iniciação científica), que executarão a metodologia proposta e comporão o estudo como um todo, confluindo para o alcance dos objetivos traçados. Como meios para chegarmos às redes léxico-culturais, observamos as realidades de linguagem dos participantes da pesquisa in loco, considerando os métodos pragmático, palavras e coisas e terminológico para estruturação dos diversos usos da língua como o campo lexical de cada grupo pesquisado e os marcadores discursivos dentre outros. Assim, aspiramos sistematizar e analisar esses aspectos que revelam as realidades linguísticas do estado do Ceará e que são indispensáveis para percebermos e divulgarmos a cultura desse estado por intermédio da linguagem praticada pelos cearenses em cada grupo cultural específico.

 

 

21. Prof. Dr. Tyrone Apollo Pontes Cândido

 

Projeto 01: DIÁLOGOS COMPOSTOS NA SUBALTERNIDADE: PROTESTOS TRANSNACIONAIS DE TRABALHADORES NA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ, 1878.

 

Neste projeto trabalha-se a partir de episódios de uma greve de operários ocupados em trabalhos de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em 1878, envolvendo uma composição plural de trabalhadores que incluíam grupos de retirantes da seca provenientes do Ceará, indígenas da Bolívia, negros contratados em Washington DC, além de norte-americanos, ingleses, irlandeses e italianos vindos da Filadélfia, EUA, a pesquisa procura discutir a formação de ações de protestos compartilhadas através de fronteiras étnicas e nacionais. Situada na perspectiva de uma História Global do Trabalho e dos Trabalhadores. A pesquisa pretende avançar numa perspectiva historiográfica que aborde as ações das pessoas comuns, enquanto sujeitos condicionados pela subalternidade, como construtores de suas próprias histórias, compondo diálogos desde baixo e por cima de eventuais barreiras linguísticas e culturais.

 

Projeto 02: ESCAPANDO: A FUGA AO RECRUTAMENTO MILITAR FORÇADO NOS SERTÕES DO SÉCULO XIX.

 

Essa pesquisa concentra-se nas experiências de fuga enquanto atitudes individual ou coletiva das camadas populares do sertão cearense ao longo do século XIX. Vinculada à perspectiva benjaminiana de resgatar das ruínas a “tradição dos vencidos da história”, preocupa-se mais com os mecanismos forjados “desde baixo”, pelos recrutáveis, seus familiares e membros de suas comunidades de origem, do que com a política de controle institucional que visava dobrar a resistência do povo em relação à instituição do recrutamento.

 

22. Prof. Dra. Vânia Maria Ferreira Vasconcelos

 

Projeto 01: LETRA DE MULHER: A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA BRASILEIRA E AFRICANA

 

Investiga a produção de ficção contemporânea de autoria feminina das literaturas brasileira e africana lusófona.

 

Projeto 02: Letra de Mulher: a escrita contemporânea de autoria feminina

 

Estudo de autoras contemporâneas, observando nas obras analisadas os traços estilísticos, as abordagens temáticas. A análise da produção cultural na contemporaneidade caracteriza-se pela diversidade de perspectivas. Considerando, como hoje sabemos ser necessário, o lugar de fala, a experiência a partir da qual se produz um discurso, o estudo da literatura de autoria feminina é uma das especificidades que a pesquisa, para contemplar a realidade contemporânea, precisa conhecer, divulgar e compreender.

 

Projeto 03: ESCRITORAS BRASILEIRAS: NATERCIA CAMPOS E RACHEL DE QUEIROZ

 

Este projeto busca estudar a obra das autoras cearenses Natercia Campos e Rachel de Queiroz a partir da perspectiva do estudo de gênero, dentro de uma ótica feminista de análise, buscando ler os textos das autoras, mulheres do século XX, a expressão da contemporaneidade feminina e, portanto, propondo um olhar outro e não regionalista da obra construída.