Parceiros
Telefones úteis
Redes Sociais
Notícias
Coordenadora do Observatório das Nacionalidades apresenta trabalho na ALACIP 2019

#Nacionalidades

alt


Mônica Dias Martins, coordenadora do Observatório das Nacionalidades, apresentará o trabalho aprovado no X Congresso Latinoamericano de Ciência Política, que acontecerá em Monterrey no México, entre os dias 31 de julho e 03 de agosto de 2019.

X Congreso Lationamericano de Ciencia Política  - 31 de julio, 1, 2 y 3 de agosto de 2019
Asociación Latinoamericana de Ciencias Políticas (ALACIP), Asociación Mexicana de Ciencias Políticas (AMECIP), Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey (ITESM),

El assédio del Banco Mundial a la educación pública y la resistência estudantil en Brasil

Mônica Dias Martins  - Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil.

EJE TEMÁTICO 15: Derechos Humanos y Reformas Constitucionales

AULA 317, Viernes 2 de agosto 10:30 hrs -12:00 hrs

RESUMEN: No Brasil, após o golpe de 2016, se intensificam as estratégias para desobrigar o Estado de seu dever constitucional com o ensino público, gratuito, laico e de qualidade. O governo congela as verbas da educação por 20 anos e propõe uma reforma do ensino médio. A quem interessa e qual a origem destas iniciativas? Reflito sobre estas questões a partir da intervenção do Banco Mundial no ensino médio. Analiso o ideário conservador que embasa a contrarreforma educacional e o protesto estudantil contra o projeto neoliberal. Impressiona a rotina de aprendizado, debate e atividades dos secundaristas para manter as escolas funcionando.