Parceiros
Telefones úteis
Redes Sociais
Notícias
5º SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA ABRI

#DicaON

alt


O 5º seminário de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI terá como tema principal as Crises e Polarizações na Ordem Mundial Contemporânea. A proposta será refletir sobre o contexto histórico do século XXI, marcado por dinâmicas e discursos de crise que afetam diversas dimensões que compõem o campo da política internacional. Das mudanças climáticas aos fluxos de deslocamento forçado de pessoas, da constituição de novas ameaças sistêmicas e transnacionais ao tensionamento dos princípios ordenadores da soberania e do multilateralismo.

A reflexão sobre o impacto desses e outros processos sobre os mecanismos ordenadores do sistema e da sociedade mundiais é crucial para evitar os efeitos deletérios da crescente polarização e radicalização observada nos mais diversos atores sociais. Nesse sentido, o 5º Seminário de Pós-Graduação da ABRI propõe-se a destacar as relações entre as múltiplas crises que se abatem sobre as dinâmicas internacionais contemporâneas, notadamente no campo da tensão entre ordem e justiça, e as modulações discursivas e materiais que evocam.

O Seminário ocorrerá na Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), entre os dias 9 e 11 de setembro de 2020. A Diretoria e as Coordenações das Áreas Temáticas da ABRI, a Comissão Científica e a Comissão Organizadora Local do 5º Seminário conclamam toda a comunidade acadêmica do campo das Relações Internacionais a participar das atividades. Convidamos estudantes de pós-graduação para submeter trabalhos e alunos de graduação para inscrever pôsteres de Iniciação Científica. As inscrições para apresentação de trabalhos e pôsteres poderão ser feitas até o dia 16 de março de 2020.

Mais informações sobre a programação, convidados e logística do evento serão divulgadas em breve.

Inscrições de trabalhos e pôsteres, calendário e valores: https://seminarioabri2020.org.br/edital/