Parceiros
Telefones úteis
Redes Sociais
Notícias
Prorrogado prazo de submissão para edição temática "A luta das mulheres e a nação"

#Nacionalidades #Tensoesmundiais #TM

Prorrogado o prazo de submissão para a edição temática “A luta das mulheres e a nação” que irá abordar o papel dos movimentos feministas em prol da igualdade de gênero.

A Revista Tensões Mundiais está selecionando artigos para a edição temática “A luta das mulheres e a nação” que irá abordar o papel dos movimentos feministas em prol da igualdade de gênero. A resistência contra o sistema patriarcal, que persiste e perpassa diversos setores da sociedade e do Estado, exige ocupar espaços onde se possa divulgar pesquisas que debatam diferentes percepções sobre a realidade das mulheres.

O fortalecimento em múltiplos contextos (econômico, social, político e cultural) do ser feminino, participando nos protestos atuais e tomando decisões que garantam melhores e mais justas condições de vida, implica no reconhecimento da luta e do papel das mulheres. A crescente presença das mulheres nos eventos globais afeta, inegavelmente, a forma como se relacionam entre si, com a sociedade e o Estado.

Portanto, é fundamental que essa edição ajude a compreender e refletir sobre a atuação das mulheres, mas, sobretudo,constitua uma oportunidade para discutir como se constrói o ser feminino e sua influência na busca seja da igualdade no âmbito trabalhistacom reconhecimento de tarefas consideradas masculinas, seja do respeito à vida em zonas marcadas pelo conflito armado e violência, seja da condição humana nos casos em que a mulher sofre discriminação, criminalização ou estigmatização.

Diante do atual retrocesso de direitos em âmbito mundialé essencial construir ambientes acadêmicos onde se possam desenvolver estudos, que priorizem a voz e a escrita das mulheres, sobre as inúmeras questões que afetam sua luta e sua participação na sociedade. Assim, reconhecendo os esforços no sentido de encontrar soluções para a persistente desigualdade no tratamento dos gêneros, para a disparidade salarial no exercício de tarefas e cargos iguais, para o crescente preconceito contra mulheres em protestos, Tensões Mundiais convida para participar dessa edição trabalhos que se debrucem sobre os seguintes eixos:

  • O controle da sociedade e do Estado sobre o corpo da mulher;
  • O papel da mulher na política;
  • A diversidade de movimentos feministas;
  • A relação entre movimentos feministas e a construção das nacionalidades;
  • As lutas das mulheres no campo;
  • Mulheres e meio ambiente;
  • A luta das mulheres indígenas;
  • A insurreição das mulheres negras;
  • A posição das mulheres no mundo do trabalho;
  • Mulheres e mídia.

Os trabalhos devem ser submetidos através do site <https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais> até o dia 02 de julho de 2020. Os arquivos submetidos para essa chamada devem ser identificados pelo número 32 em seu título, como também estarem de acordo com as diretrizes para autores <https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/about/submissions>.

 

Certos de sua colaboração,

Aguardamos suas submissões,


Camila Alves da Costa -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Emanuella Soares de Oliveira –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Arnelle Rolim Peixoto –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.