Parceiros
Telefones úteis
Redes Sociais
Notícias
Pesquisadores do Observatório das Nacionalidades analisam cenário da pandemia

#Nacionalidades #ON #CLACSO 

Luis Gustavo Guerreiro Moreira diretor de pesquisa do CEBRAPAZ, doutorando em Políticas Públicas (UECE), integrante do Observatório das Nacionalidades e editor da revista Tensões Mundiais; Francisco Horácio Frota coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (UECE), editor da revista Conhecer: debate entre o público e o privado e Mônica Dias Martins coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UECE), membro do Conselho Diretor do CLACSO, coordenadora da rede de pesquisa Observatório das Nacionalidades e editora da revista Tensões Mundiais publicaram artigo para o Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO) na seção especial "Pensar la pandemia: observatorio social del coronavirus". 

No artigo "Os governos estaduais brasileiros e o enfrentamento a COVID-19: o caso do Ceará" os autores realizam o panorama das ações realizadas no Ceará para viabilizar procedimentos de prevenção e controle da COVID-19 no estado. Explicam a articulação interinstitucional realizada pelo governo do Ceará por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, composto por 25 órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Enfatizam a condução do sistema de saúde, como também a atuação governamental em relação à ciência e tecnologia e descrevem as ações realizadas pelas organizações da sociedade civil para as populações vulneráveis. 

Para conferir o artigo completo acesse: < https://www.clacso.org/os-governos-estaduais-brasileiros-e-o-enfrentamento-a-covid-19-o-caso-do-ceara/> 

Mônica Dias Martins elaborou outra contribuição a seção especial CLACSO com o artigo "A pandemia expõe de forma escancarada a desigualdade social". O texto foi apresentado em videoconferência "Pandemia, Demografia e Desigualdade Social" promovida pela SECITECE. A autora discorre como a pandemia afeta de forma substancialmente diferente populações socialmente desfavorecidas independente de estado ou país. Desenvolve análise sobre desigualdade social e seus aspectos históricos-estruturais que culminam no Brasil atual.  

Para conferir o artigo completo acesse: <https://www.clacso.org/a-pandemia-expoe-de-forma-escancarada-a-desigualdade-social/>