Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Célula de Assistência ao Estudante

Célula de Assistência ao Estudante

 

Ações principais: a) Restaurante/Refeitório Universitário; b) Programa de Bolsa de Estudos e Permanência Universitária; e c) Residência Universitária.

 

 

1.1 Restaurante Universitário

 

Funcionamento do RU na Universidade produz impactos sociais e acadêmicos, ao possibilitar: a) Sobrevivência do estudante na Universidade, sobretudo daqueles oriundos de família de baixa renda (60,24 % dos alunos da UECE são de famílias pobres cuja renda econômica situa-se na faixa de menos de 1 a 3 salários mínimos) que dependem do Restaurante como condição para estarem na Universidade; b) contribui na diminuição dos índices de evasão Universitária; c) garantia de alimentação balanceada, de qualidade, em conformidade com parâmetros técnicos de alimentação saudável e das necessidades diárias por indivíduos;  d) fortalecimento da comunidade universitária ao funcionar como apoio a intercâmbios acadêmicos de estudantes em âmbitos estadual e nacional; e) é local agregador de sociabilidades e elos da comunidade acadêmica; f) é, também, espaço de estágios e de formação curricular e profissional de estudantes de áreas de conhecimento afins (Nutrição, Educação Física,  Administração etc.); e g) em suas finalidades de apoiar a permanência do estudante na Universidade, concorre, mediatamente, para a qualidade da formação acadêmica e profissional do estudante universitário.

Garantia de fornecimento de 251.691 mil refeições à comunidade universitária, em dois turnos, nos campi do Itaperi e de Fátima, em Fortaleza.  Neste último, funciona um refeitório para o qual o Restaurante Universitário do campus do Itaperi descentraliza, em média, 400 refeições por dia.

Estará inaugurando até o final de 2014 o Restaurante Universitário em Limoeiro do Norte – FAFIDAM, na perspectiva de atender, em média, 600 refeições/dia contemplando as 3 categorias (discentes, docentes e técnico-administrativos). 

 

 

1.2 Bolsas de Assistência estudantil

 

Ferramenta crucial para o alcance dos objetivos e metas já anunciados consoantes ao PNAEST, funciona como apoio econômico fundamental à reprodução econômica e social do estudante com perfil socioeconômico pertencente a classes populares de baixa renda, base social majoritária do estudante da UECE. Este Programa de Bolsas impacta direta e positivamente nas condições destes estudantes, muitas vezes únicas, de mobilidade (transporte), sustento doméstico (aluguel, água, luz, de forma partilhada com outros) e custeio mínimo de despesas com material de estudos na Universidade (fotocópias, atividades de campo e deslocamento para estas).

Atualmente o Programa possui 900 bolsas, sendo 300 bolsas nos Campi do Interior e 600 na Capital, no valor de R$ 400,00, acrescido do auxílio transporte, além de seguro contra acidentes pessoais. A distribuição das bolsas entre Capital e interior obedece, proporcionalmente, ao critério de representação estatística do contingente de estudantes em cada campus em relação ao total dos estudantes da Universidade.

 

 

 

Projeto de Bolsa de Estudo e Permanência Universitária CLIQUE AQUI

 

 

1.3 Residência Universitária

 

O nosso objetivo é estudar, avaliar e apoiar as demandas dos estudantes com dificuldades de moradia advindos do interior do Ceará, ou de outros estados/regiões, regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da UECE.

Atualmente, temos uma Residência em Quixadá – CE que atende, em média, 22 estudantes de municípios e distritos circunvizinho ao Campus FECLESC.

 

Serviços

Agenda - Setembro 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza/Ce

Fone/Fax: (85) 3101-9675

© 2011 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados