O que você precisa?

Célula de Atenção Integral à Saúde do Estudante

Ação estratégica de apoio ao estudante visando a contribuir na saúde integral do estudante. Diz respeito à interação de vários aspectos psicossociais e pedagógicos, focando tanto em ações preventivas quanto mediando ações voltadas para o atendimento emergencial no tocante à saúde/doença do estudante.

2.1 Programa de Acolhimento ao Estudante

O acolhimento é uma frente de trabalho estratégica no processo de trabalho da Célula de Atenção Psicopedagógica e de Saúde da PRAE. É o setor onde o estudante recebe o atendimento de um assistente social sem agendamento prévio.

Objetivo:

Proporcionar ao estudante universitário um espaço de escuta, de orientações e encaminhamentos, através de permanentes contatos com todos os setores da UECE.

2.2 Programa de Acompanhamento Psicopedagógico aos Estudantes

As atividades realizadas por este Programa estão em conformidade com as proposições do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais – PNAEST.

O Programa visa proporcionar ao universitário assistência pedagógica, psicopedagógica e psicológica, com vistas à promoção de seu crescimento pessoal e profissional ao longo de seu processo de formação na Universidade

Este Programa desenvolve ações em Fortaleza e na Faculdade de Educação de Crateús – FAEC. Possui caráter psicopedagógico e realiza atividades voltadas para a promoção da qualidade de vida dos alunos. Conta com a colaboração de dois profissionais, com carga horária 4 horas semanais. Ações realizadas em 2013, no Campus do Itaperi e em Crateús, totalizam 336 atendimentos individuais aos estudantes inscritos no Programa.

Objetivo:

Oferecer apoio psicológico e psicopedagógico ao estudante, bem como desenvolver atividades voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida dos alunos.

2.3 Feira das Profissões

A Feira das Profissões da UECE é realizada anualmente, durante a Semana Universitária da UECE, no campus do Itaperi, com organização da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis – PRAE. No evento, são apresentados todos os cursos de graduação ofertados pela UECE.

No ano de 2013 a PRAE realizou a I Feira das Profissões da UECE, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, na XVIII Semana Universitária, no Campus do Itaperi, com público alvo alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas e Particulares e dos cursinhos pré-vestibulares de Fortaleza.

Em 2014 será realizada a II Feira das Profissões, nos dias 25 e 26 de novembro de 2014,  dentro da programação da Semana Universitária da UECE (24 a 28 de novembro de 2014).

Objetivos da Feira:

Aproximar a Universidade dos alunos do ensino médio e dos cursinhos pré-vestibulares, auxiliando-os no processo de escolha do curso superior.

Colaborar com os estudantes na escolha mais consciente do curso superior, contribuindo também para a redução dos índices de evasão na universidade.

Agenda - Setembro 2019

Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza/Ce

Fone/Fax: (85) 3101-9675