Conheça a UAB

 

 

1) O que é a Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

É o nome dado ao projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais levam ensino superior público de qualidade aos Municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

2) A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é mais uma instituição de ensino superior criada pelo MEC?

Não. O MEC criou uma nova instituição de ensino, mas é articulada às já existentes para levar ensino superior público de qualidade aos Municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

3) Onde vai funcionar a sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

A UAB não tem uma sede ou um endereço. O nome faz referência ao projeto criado pelo MEC para articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. (Ver questão n. 1)

4) O que é o Sistema Universidade Aberta do Brasil?

Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é a denominação representativa genérica para a rede nacional experimental voltada para pesquisa e para a educação superior (compreendendo formação inicial e continuada) que é formada pelo conjunto de instituições públicas de ensino superior, em articulação e integração com o conjunto de polos municipais de apoio presencial.

5) Como funciona o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

Uma ou mais instituições públicas de ensino superior oferecem cursos superiores na modalidade de educação a distância, para atendimento dos estudantes nos pólos municipais de apoio presencial. Por exemplo, um município brasileiro não tem oferta de cursos superiores presenciais em sua região, no entanto, a prefeitura desse município construiu um polo de apoio presencial, que serve de polo de atendimento de estudantes.

6) Como é o processo de seleção de cursos para o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

Inicialmente, as instituições públicas de ensino superior apresentam propostas de cursos a distância ao MEC. Essas propostas são avaliadas por uma comissão de especialistas que analisarão a viabilidade de funcionamento dos mesmos nos polos municipais de apoio presencial para educação a distância, dos Municípios brasileiros que não têm oferta de cursos superiores ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

7) O que é um polo de apoio presencial?

É um espaço físico para a execução descentralizada de algumas das funções didático-administrativas de cursos a distância, organizada com o concurso de diversas instituições, bem como com o apoio dos governos municipais e estaduais.

8) Como é a estrutura física de um polo de apoio presencial?

Um polo é constituído por laboratórios de ensino e pesquisa, laboratórios de informática, biblioteca, recursos tecnológicos dentre outros, compatíveis com os cursos que são ofertados.

9) O que é a modalidade de educação a distância?

É uma forma de proporcionar e fazer educação, com forte mediação de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). O Decreto 5.622 que regulamenta a educação a distância no Brasil caracteriza a modalidade de educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático–pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

10) Quem pode estudar na Universidade Aberta do Brasil?

Qualquer cidadão que concluiu a educação básica, foi aprovado no processo seletivo e que atenda aos requisitos exigidos pela instituição pública vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Fonte: SEED – Secretaria de Educação a Distância / MEC

 

 


HISTORICO


Fundada em 2008, inicialmente com o nome de Secretaria de Ensino a Distância (SEAD), a Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE) é o órgão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), responsável por desenvolver a utilização das ferramentas de tecnologia da informação e da comunicação para a aquisição de conhecimento e desenvolvimento educacional na universidade, especialmente no que tange os cursos a distância.

A SATE tem contribuído, cotidianamente, para a democratização do acesso à educação, principalmente nos municípios do interior do estado, que não possuem campus universitário, permitindo que milhares de pessoas possam ingressar em cursos de graduação e pós-graduação.

O primeiro contato da UECE com a Educação à Distância, se deu ainda na segunda metade da década dos 1990, com ações vinculadas a cursos de Licenciatura gerenciados pelo Centro de Educação (CED) da Universidade. Em 2005, o Ministério da Educação cria a Universidade Aberta do Brasil, para fazer a articulação e integração experimental de um sistema nacional de Educação Superior no Brasil, formado por instituições públicas e capaz de levar ensino superior público de qualidade aos diversos municípios.

Com as novas mídias a serviço da educação, criaram-se novas formas de interação e comunicação entre educandos, educadores e o conhecimento, gerando, consequentemente, novos resultados na formação de cada estudante; a flexibilidade proporcionada pela utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, potencializou condições para se democratizar a produção do conhecimento no país e ampliou o acesso à educação. É neste contexto, que a SATE desenvolve, cotidianamente, uma educação menos rígida e com conexões mais abertas.

Atualmente a SATE oferece dez cursos de Graduação e onze de Especialização, todos com a excelência de uma das mais renomadas universidades estaduais do norte e nordeste do Brasil.

REGULAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL


No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996) que foi regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05 (que revogou o Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, e o Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998) com normatização definida na Portaria MEC n.º 4.059/04 (que revogou a Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998).

Em 3 de abril de 2001, a Resolução n.º 1, do Conselho Nacional de Educação estabeleceu as normas para a pós graduação lato e stricto sensu.

Regulamentação da EaD na UECE

Ofício do Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, Diretoria de Regulação e Supervisão em Educação a Distância, informando sobre o Recredenciamento da UECE para EaD

 

Regulamentação da EaD na UECE

Cria a Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais – SATE

MISSÃO


Gerenciar condições de uso das ferramentas tecnológicas para aquisição de conhecimento a partir de padrões de qualidade e excelência voltados para o benefício do ensino público, desenvolvendo institucionalmente o setor e o uso de tecnologias de informação e comunicação nas atividades educacionais da Universidade.

Contribuir para a democratização do conhecimento, buscando a formação e capacitação de discentes e docentes da UECE, utilizando TIC na graduação, pós-graduação, extensão e capacitação / formação de seu corpo de colaboradores (docentes e administrativos) e de seus alunos.

OBJETIVOS


– Formar a comunidade de professores, alunos e funcionários técnicos administrativos da UECE para planejar, acompanhar, avaliar e aperfeiçoar sistematicamente as ações de utilização das TIC na instituição;

– Desenvolver pesquisas na área das TIC;

– Qualificar as TIC como possibilidade de atualização permanente que amplie a organização do trabalho na instituição, favorecido pelo acesso e pela universalização de informações relevantes à comunidade acadêmica;

– Produzir materiais pedagógicos para professores e alunos, como forma de subsidiar novas discussões e debates sobre a formação proposta em cada ação de utilização das TIC;

– Promover a disseminação de conhecimentos através de projetos colaborativos, considerando a riqueza e a diversidade cultural de cada curso;

– Promover o intercâmbio e a interação com diferentes áreas do conhecimento, instituições e sujeitos diferenciados;

– Desenvolver e ampliar o potencial da comunidade acadêmica da UECE em seu desempenho profissional, incentivando a autoformação permanente através das TIC;

– Envolver a comunidade da instituição no diálogo permanente com equipes de outras instituições, em espaços comuns de intercâmbio, com grupos de estudos, cursos de formação e outros eventos;

– Integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão através de espaços virtuais (fóruns, chats, correio eletrônico, links, etc.);

– Estimular atividades utilizando TIC nos vários cursos de graduação, extenção e pós-graduação, fornecendo informações e promovendo intercâmbio por meio de projetos específicos, eventos sobre formação e desenvolvimento profissional;

– Gerar informações e indicadores para a elaboração de atividades que desenvolvam capacidades técnico-pedagógicas nos profissionais da educação;

– Gerar mecanismos de acompanhamento e avaliação sistemáticas como resultado da interatividade produzida, analisando alternativas e/ou possibilidades de formação utilizando as TIC na graduação, extensão e pós-graduação.