A presente comunicação faz parte da pesquisa que está sendo desenvolvida desde 2013 acerca da história Associação Catarinense de Professores (ACP) nas décadas de 1950 e 1960 baseados no referencial teórico marxista sobre a concepção de experiência segundo o historiador inglês E.P. Thompson. Objetiva traçar primeiramente o contexto educacional brasileiro e o catarinense de duas décadas consecutivas ao qual esteve inserido o movimento associativo de professores da rede pública estadual de Santa Catarina que foi criado em 1952 e que se consolida até os dias atuais em diversas regiões do Estado divididas em núcleos com uma quantidade expressiva de associados. No que se refere à metodologia, será utilizada uma estratégia qualitativa de investigação, através de pesquisa bibliográfica e a análise documental de fontes iconográficas, três atas de reuniões (1952 - 1967), três vídeos documentários, clipagem de jornais de circulação em Santa Catarina sobre a mesma, dois livros memorialísticos de autoria de Zenilda Nunes Lins (2002; 1995), folders e jornais produzidos em comemoração aos 50 anos, dentre outros encontrados nos arquivos da sede administrativa e no Centro de Memória da associação. O contato a princípio com as fontes bibliográficas e documentais revelou-se instigador, uma vez que existem publicadas muitas pesquisas científicas sobre a temática de associações brasileiras de docentes em períodos históricos distintos em múltiplas abordagens. Estamos investigando desde sua criação sob o seu percurso histórico e a constituição da profissão docente no estado catarinense. Tal contextualização está intimamente integrada com o projeto de modernização brasileira vinculado ao campo educacional, e assim traremos subsídios teóricos que serão suporte para trazer à tona o diálogo com as fontes documentais que estão em processo de análise a serem desenvolvidas acerca da história da Associação Catarinense de Professores. Contudo podemos compreender as facetas das mudanças e permanências nos seus objetivos e ações no movimento associativo docente que acendiam os interesses da categoria.A presente comunicação faz parte da pesquisa que está sendo desenvolvida desde 2013 acerca da história Associação Catarinense de Professores (ACP) nas décadas de 1950 e 1960 baseados no referencial teórico marxista sobre a concepção de experiência segundo o historiador inglês E.P. Thompson. Objetiva traçar primeiramente o contexto educacional brasileiro e o catarinense de duas décadas consecutivas ao qual esteve inserido o movimento associativo de professores da rede pública estadual de Santa Catarina que foi criado em 1952 e que se consolida até os dias atuais em diversas regiões do Estado divididas em núcleos com uma quantidade expressiva de associados. No que se refere à metodologia, será utilizada uma estratégia qualitativa de investigação, através de pesquisa bibliográfica e a análise documental de fontes iconográficas, três atas de reuniões (1952 - 1967), três vídeos documentários, clipagem de jornais de circulação em Santa Catarina sobre a mesma, dois livros memorialísticos de autoria de Zenilda Nunes Lins (2002; 1995), folders e jornais produzidos em comemoração aos 50 anos, dentre outros encontrados nos arquivos da sede administrativa e no Centro de Memória da associação. O contato a princípio com as fontes bibliográficas e documentais revelou-se instigador, uma vez que existem publicadas muitas pesquisas científicas sobre a temática de associações brasileiras de docentes em períodos históricos distintos em múltiplas abordagens. Estamos investigando desde sua criação sob o seu percurso histórico e a constituição da profissão docente no estado catarinense. Tal contextualização está intimamente integrada com o projeto de modernização brasileira vinculado ao campo educacional, e assim traremos subsídios teóricos que serão suporte para trazer à tona o diálogo com as fontes documentais que estão em processo de análise a serem desenvolvidas acerca da história da Associação Catarinense de Professores. Contudo podemos compreender as facetas das mudanças e permanências nos seus objetivos e ações no movimento associativo docente que acendiam os interesses da categoria.