LAURO MAIA E O BALANCEIO: MÚSICA CEARENSE E MERCADO FONOGRÁFICO BRASILEIRO (1930-1950)

ANA LUIZA RIOS MARTINS

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A presente pesquisa trata de um trabalho interdisciplinar entre os campos da História e Música, tendo como objeto de estudo os registros em partitura e os discos de 78rpm das composições de Lauro Maia, produzidos nas gravadoras brasileiras no período que ficou comumente conhecido como "A Era do Rádio". Como fontes históricas, esses registros do passado musical encontrados nos Acervo de Miguel Ângelo de Azevedo e da Biblioteca Nacional ajudam a evidenciar a importância do balanceio de Lauro Maia no sucesso do baião de Luiz Gonzaga. A escolha de Fortaleza e do Rio de Janeiro como o recorte espacial foi feita pelo fato desses artistas transitarem entre essas duas capitais. O aporte teórico utilizado na pesquisa estabelece uma discussão com os trabalhos de Homi Bhabha (O local da Cultura) e Durval Muniz (A Feira dos Mitos).